Auditório do Colégio Santa Teresa. (Foto: Patrícia Silva)

Pastoral Familiar realiza encontro diocesano

A manhã do domingo, dia 5 de maio, foi de formação e planejamento para os agentes da Pastoral Familiar da diocese de Crato. É que, no auditório do Colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato, eles realizaram o primeiro encontro diocesano deste ano, contando com a presença do assistente eclesiástico na diocese, padre José Cláudio da Silva, e representações das cinco regiões forâneas.

Os mais de cem participantes pertenciam aos setores Pré- Matrimonial, Pós- Matrimonial e casos especiais, que formam a Pastoral Familiar, mas também havia pessoas que foram entender como funciona a missão desta pastoral para implantá-la nas paróquias que ainda não tem. “Hoje, das 57 paróquias e três áreas pastorais da diocese de Crato, estamos presente em cerca de 40 delas. Por isso também estamos aqui, para auxiliá-los na implantação, pois em algumas só tem a preparação para o matrimônio. Queremos aprofundar a importância da Pastoral Familiar, que é orgânica e de conjunto, para nossas paróquias/comunidades, tendo em vista que ela acompanha o ser humano desde a gestação até o declínio da vida”, disse o assessor eclesiástico.

Além do momento de oração, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre as etapas e estruturas da Pastoral Familiar, fazendo também a avaliação da atuação dela na região diocesana.

Uma novidade apresentada foi a implantação, na diocese de Crato, do curso de formação geral de agentes para Pastoral Familiar promovido pelo INAPAF (Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar), que visa promover a vivência de valores humanos e cristãos em família e em sociedade. De acordo com a coordenação diocesana a primeira turma deve iniciar em 2019.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)