Pastoral Familiar da Catedral Nossa Senhora da Penha promove I Seminário Formativo

“A família é um espaço privilegiado, onde se cultivam os valores humanos e cristãos, e se promove uma verdadeira cultura da vida e do amor”. A exortação é do Papa Francisco. E em sintonia com ela, o Núcleo de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Penha – Sé Catedral, em Crato, promove deste ontem (26) um seminário formativo sobre a “Igreja: uma família de famílias”. O casal que integra a comissão organizadora, Ana Paulo e Mairo Sousa, explica que a ideia é “refletir sobre a espiritualidade e os desafios para construir uma ação pastoral conjunta, que fortaleça a família e a sua evangelização”.

O evento se estende até hoje (27) no auditório da Catedral. Cento e vinte pessoas compareceram ao primeiro dia, entre membros da Pastoral Familiar atuantes em outras paróquias, como Barro, Barbalha e Juazeiro do Norte, agentes de outras pastorais, movimentos, grupos e serviços. Religiosas de diversas congregações também participam.

Abertura contou com palestra proferida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Ele refletiu sobre a exortação apostólica do Papa Francisco, Amoris laetitia, publicada há quase três anos. “O caminho do casamento é dinâmico e de realizações. A família, portanto, é a soma de tudo isso”, considerou.

O casal Janiele Barreto Alves de Moraes e Raimundo Junior acompanharam o primeiro dia, ao lado dos dois filhos. Para ela, momentos como esses ajudam na formação espiritual – e até psicológica – da família. “Com essas orientações, cabe aos pais, enfrentar, com segurança, os valores que o mundo impõe. Eu falo muito para meu esposo, nós criamos nossos filhos para o mundo, mas sem deixar que o mundo forme eles”.

Para saber mais:

O I Seminário Formativo segue nesta terça a partir das 19h, com palestras proferidas pelos diáconos permanentes Vinícius Cavalcante e Afonso Pierre. Informações pelo telefone: (88) 3521-0309 ou (88) 9 9914-8143.