Pastorais Sociais reúnem-se em Porto Velho

Com o objetivo de refletir sobre a caminhada das Pastorais Sociais, foi realizado, de 30 de maio a 1º de junho, em Porto Velho (RO), o Encontro das Pastorais Sociais do Regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No encontro, os agentes avaliaram a execução dos eixos de trabalho, analisaram a conjuntura e assumiram compromissos como a participação em debates sobre os alagamentos ocorridos no estado e com o projeto da Coalizão Democrática pela Reforma Política.

No primeiro dia, foi feita uma mesa redonda sobre as causas do alagamento de Porto Velho e a influência das Usinas de Jirau e Santo Antônio, construídas no Rio Madeira. Os agentes de pastoral das dioceses deram depoimentos a respeito do tema. Foi definido que haverá participação das Pastorais Sociais na organização de entidades da sociedade civil de Rondônia para cobrar possíveis responsabilidades do Governo Federal e das empresas gestoras das usinas hidrelétricas pelos alagamentos em Porto Velho nos últimos meses.

Na pauta, estava a caminhada das Pastorais Sociais no contexto da região amazônica e os desafios da atuação. Esta reflexão foi conduzida pelo assessor do Regional, padre Luis Ceppi. O assessor da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis, orientou a análise de conjuntura sobre a perspectiva da ação naquela realidade. A missão e a espiritualidade também foram abordadas no encontro.

O projeto de reforma político organizado pela Coalizão democrática, da qual a CNBB faz parte, e a iniciativa de um Plebiscito por uma Assembleia Constituinte, de iniciativa de pastorais e movimentos sociais foi tema de outro momento de debates. Os agentes assumiram o compromisso de engajar as dioceses na coleta de assinaturas para a proposta da Coalizão pela Reforma Política.