Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Crato, encerra festejos ao padroeiro

No findar desta quinta-feira, dia 21 de junho, os paroquianos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro Seminário, em Crato, se reuniram para render glórias ao seu padroeiro. Além de celebrarem o encerramento da festa, a comunidade ainda rezou pelo aniversário de 254 anos de criação da cidade de Crato. A missa que encerrou as festividades ao Coração de Jesus foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, e concelebrada pelo padre Lindolfo Lindomar, pároco, e pelo padre José Ricardo, pároco da paróquia São José Operário, no distrito de Ponta da Serra.

A temática da festa, este ano, envolveu as comemorações pelo aniversário de criação da paróquia. “Estamos celebrando os 20 anos de missão, de evangelização e serviço aqui da paróquia”, contou o padre Lindomar, que fez ressalva à participação ativa da comunidade durante o novenário. “Vi uma grande participação do povo, das pastorais e dos movimentos de nossa paróquia. Tivemos várias pregações e momentos com os leigos, valorizando essa ‘missionariedade’ que vai se expandindo”.

Durante este tempo, a paróquia, que contempla os bairros Seminário, Novo Crato e Sertãozinho, desenvolveu seu trabalho pastoral nas comunidades. “Aquilo que é bem feito, fica, permanece!”, afirmou o bispo diocesano durante a homilia. “A gente só esquece daquilo que não guardarmos no coração, mas aquilo que é guardado vai ser sempre lembrado”.  Fazendo memória ao trabalho já prestado à paróquia, Dom Gilberto falou da importância de se pensar novas perspectivas para o que a comunidade pode realizar: “Quando celebramos o passado, celebramos em vista do presente e do futuro”. Também lembrou que “inspirados pela figura de Jesus, a comunidade é convidada a seguir e viver como Cristo”. E acrescentou: “Que os paroquianos possam se espelhar neste coração misericordioso de Jesus, como a gente pede na oração: ‘fazei do meu coração, semelhante ao vosso’. Que a nossa vida seja sempre do jeito que conforte e agrade o Sagrado Coração de Jesus”, concluiu.

Ao final da celebração, os paroquianos e toda a comunidade presente, se dirigiu até a frente da matriz, onde saíram em procissão com o andor do Sagrado Coração de Jesus, entre as principais ruas do bairro. No decorrer da procissão, entre cânticos e louvores, os fiéis meditaram o santo terço.

Fotos/Texto: Mychelle Santos (Estagiária)