Paróquia de Várzea Alegre celebra Crisma e aniversário sacerdotal do Padre Mota

Sob os festejos do Advento, na última sexta-feira (15/12) 55 jovens das comunidades rurais de Várzea Alegre, Paróquia São Raimundo Nonato, receberam o sacramento da Crisma, ministrado por Dom Gilberto, bispo diocesano. Oito dias depois, a comunidade paroquial volta a se reunir, agora sob dupla celebração: a confirmação do Batismo de 150 jovens residentes na sede e os 49 anos de sacerdócio do pároco, Padre José Mota Mendes, oportunidade em que também já foram abertas as comemorações pelo Jubileu de Ouro.

A vida e o ministério desse líder religioso estão intimamente ligados à evangelização e à promoção das vocações, principalmente as sacerdotais. Membro da equipe de catequese, Cleiton Costa colhe das virtudes do Padre Mota a doação e a sabedoria, além do zelo à Igreja. “Eu destaco, então, a administração e sabedoria dele. E que a gente possa ter esses jovens crismandos engajados na Igreja”, desejou.

A estudante Mariany Silva já é um fruto desse engajamento. Ela contou que, ao longo das aulas de catequese foi se reaproximando de Deus. “Eu tava meio que afastada, mas, agora, pretendo continuar. ‘Tô’ participando da Renovação Carismática e tem sido muito bom. Vai fazer muita falta os dias de catequese, principalmente no sábado”. Sobre o Padre Mota ela disse admirar a disposição que ele sempre demonstra em ajudar as pessoas.

“49 anos de graças derramadas na vida desse povo”

O bispo Dom Gilberto, referindo-se ao cinquentenário de sacerdócio do Padre Mota, recordou “os muitos casamentos testemunhados, as vidas recuperadas, celebradas, os sacramentos doados e todas as graças derramadas até aqui”. Neste sentido, enfatizou que, assim como o sacerdote, a comunidade também precisa promover as vocações, principalmente, em suas famílias.

Na exortação aos crismandos, Dom Gilberto disse: “Essa espera [pelo Natal] não é passiva, de braços cruzados. Nós nos preparamos para essa chegada. E, nada melhor, do que esperá-la, recebendo Espírito Santo de Deus, que nos motiva e nos sustenta como Seus filhos. A vida com o Senhor é sempre uma vida de aprendizagem. Tudo que Ele nos ensina é bom, é concreto, é real. Mas não só ensina, nos conduz. Os dons que vocês vão receber, essa força do alto, é que nos protege, nos guia e nos faz vencer os obstáculos da vida. Queridos crismandos, recebam, acolham com alegria, para que sua decisão seja firme”.

Reportagem: Patrícia Silva

Redação: Patrícia Mirelly