Paróquia de Santana do Cariri celebra festa da padroeira até o dia 26

A Paróquia de Santana do Cariri está em festa. Até o próximo dia 26, os fiéis devotos se reúnem, todas as noites, na Igreja Matriz, para cantar louvores à Mãe da Virgem Maria. Em virtude do Ano Nacional do Laicato, a Festa tem como tema: “Com Senhora Sant’Ana sejamos sal da terra e luz do mundo, ‘sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino'”. A ideia de enfatizar o Leigo é convocá-los, justamente, para terem atitudes transformadoras e compromisso com a vida e os ensinamentos de Cristo. As reflexões também motivam os paroquianos às orações pela beatificação da Menina Benigna Cardoso. A expectativa é de que, em outubro, uma comissão de teólogo se reúna para analisar a “Position” (posição sobre o martírio).

Neste sábado (21), a comunidade paroquial acolheu o bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana. Ao lado do pároco local, Padre Paulo Lemos, sob a assistência do Diácono Antônio Davi Neto, ele presidiu a 5ª noite da novena preparatória, seguida da Santa Missa. Dois corais de comunidade ajudaram na animação.

Refletindo o sob-tema da noite, “As várias formas de violência e as vítimas da violência na sociedade”, baseado na Campanha da Fraternidade deste ano, e meditando os textos da Palavra de Deus, também ligados a esse tema, o bispo orientou os fiéis quanto a necessidade de construir a fraternidade, promovendo a paz, a reconciliação, sempre à luz da Palavra do Senhor, caminho para superar qualquer tipo da violência.

Tradição

Segundo uma antiga tradição, datada do século II, o culto a “Sant’Ana”, prestado no Oriente desde o século VI, difundiu-se pelo Ocidente no século X. A mesma tradição “tão excelsa” é sentida e celebrada por todos os paroquianos de Santana do Cariri.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação