Participantes. (Foto: Reprodução)

Paróquia de Salitre promove Jornada Empreendedora para Jovens

Com o intuito de promover formação e desenvolvimento social, fomentando também, nos jovens da cidade de Salitre (CE), iniciativas geradoras de renda que reduzam a pobreza, a Paróquia São Francisco de Assis realizou, de 4 a 7 de junho, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA-CE) e a Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (Anpecom), a Jornada Empreendedora para jovens “Vai ou Racha! ”.

“Acreditamos, como missão social da Igreja, poder contribuir como articulação de pessoas, empresas, instituições públicas e privadas que podem contribuir para a construção de uma nova cultura econômica e reduzir a pobreza através daquilo que podem e sabem fazer em seus espaços de atuação”, disse o seminarista Rafael Sousa, explicando ainda que vê o  empreendedorismo como um instrumento potente para a superação da pobreza, desde que concebido dentro de uma nova perspectiva cultural.

Os participantes, com o auxílio dos técnicos facilitadores, foram convidados a voltar seu olhar para o mundo e para si mesmo, podendo então fazer uma escolha mais consciente sobre a sua vontade de empreender e sobre o negócio que gostaria de desenvolver, sempre iluminados pelos valores cristãos, a fim de difundir uma cultura de partilha e comunhão.

“A jornada nos fez entender o nosso potencial, inclusive que o dinheiro é um adicional, pois o que importa é o que a gente tem de bom dentro de nós mesmos e o conhecimento que adquirimos e compartilhamos”, disse o jovem José Nathany de Souza Carvalho.

Ações como essa mostram que a Igreja, de modo incansável, na sua missão de valorização e defesa da dignidade humana, em todos os aspectos, deve cada vez mais fortalecer e animar o testemunho e a ação solidária dos leigos e leigas, que se interessam e se esforçam por ações que transformam de maneira efetiva o mundo, segundo Cristo.

Por: Seminarista Rafael Sousa