Fiéis com a imagem do padroeiro. (Foto: Pascom da Paróquia de São Sebastião- Mangabeira)

Paróquia de Mangabeira acolhe Dom Gilberto na quinta noite de festejos a São Sebastião

A Paróquia de Mangabeira, distrito de Lavras, está em festa até o próximo dia 20, celebrando o glorioso padroeiro São Sebastião. Lá, o povo tem o costume de acordar às cinco da manhã, com o hino do padroeiro ecoando pelos auto-falantes da Igreja Matriz, o repique dos sinos e a salva de fogos.

O tema da festa, este ano, convida os fiéis à reflexão: “São Sebastião, testemunho de autêntica vida cristã”. Para a quinta noite dos festejos alusivos, celebrada nesta terça-feira (15), os paroquianos acolheram o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, que presidiu a missa. “Nós temos a graça de acolher o nosso bom pastor, que hoje celebra conosco, para trazer mais alegria para os nossos dias”, considerou o pároco, Padre Paulo Sérgio Silva. Essa é a primeira festa conduzida por ele, que iniciou seu ministério junto à comunidade em janeiro do ano passado, às vésperas do dia de São Sebastião.

Festa de encontros e partilhas

Na homilia, Dom Gilberto lembrou a importância que é a festa do padroeiro, principalmente para unir os paroquianos que estão longe, mas que retornam, neste período, para encontrar-se com Deus e com a família cristã, simbolizada na comunidade. “O encontro só acontece quando, na medida em que eu recebo, eu também dou. E aqui se recebe reflexões, para aprofundar a fé”. Referindo-se ao tema da festa, o pastor diocesano reforçou: “Doando a nossa presença, o nosso trabalho, o festejo acontece fazendo a comunidade crescer e se enriquecer a cada ano, a partir de uma autêntica vida cristã, como diz o tema que vocês escolheram”.

A festa em honra a São Sebastião em Mangabeira começou no último dia 10, com hasteamento da bandeira. Desde então, a comunidade tem acordado cedo para participar da missa nos setores que acolhem a imagem do padroeiro. Ao meio-dia, volta a se reunir para recitar o Ofício da Imaculada Conceição, e à noite participa da novena e celebração da Palavra. A solenidade do padroeiro, no próximo dia 20, está marcada para as quatro da tarde, seguida de procissão pelas ruas do distrito.

Por: Jornalista Patrícia Mirelly

Fotos: Pascom da Paróquia de São Sebastião- Mangabeira