Procissão de entrada do último dia do novenário. (Foto: Patrícia Silva)

Paróquia de Candeias celebra festa da padroeira preparando-se para acolher novos padres

A comunidade paroquial de Nossa Senhora das Candeias, no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, celebra dupla festa: pela padroeira e pela chegada da Congregação dos Josefinos de Murialdo. A partir do dia 18, três padres e um diácono assumem a condução da paróquia, que possui uma população de mais de 25 mil habitantes.

Membro da Pastoral Litúrgica, Lucenildo Lima disse que os festejos se configuram como “uma experiência singular”, “pela festa, em si, e pela Congregação que vai trabalhar e acolher os fiéis”. “A comunidade está feliz e esperançosa”, afirmou.

Padre Gilberto Floresça da Câmara, que chegou à paróquia no último dia 23 de janeiro, demonstrou otimismo neste início de ministério pastoral. “Com ajuda de Deus e empenho das pessoas, estamos dispostos a fazer um trabalho, uma caminhada humilde, dentro da realidade do povo, que é um povo de fé. E a gente quer fazer com que a comunidade permaneça unida”, desejou.

Programação

Celebrando o segundo ano do novenário dedicado a Nossa Senhora das Candeias, enquanto paróquia, a programação da festa traz como tema: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a Vossa Palavra” (Lc 1, 38).

Visita da imagem peregrina, recitação do Terço, novena e Santa Missa são realizadas desde o dia 24. Além das homenagens na Igreja Matriz, a festa de Candeias oferece uma programação social com atrações musicais e quermesses.

Para este dia dois de fevereiro, dia da Padroeira, comemorado na solenidade da Apresentação do Menino Jesus no Templo, a programação conta com Ofício da Imaculada às cinco e meia da manhã, seguido de café comunitário. À tarde, às quinze horas, haverá o Terço da Misericórdia; às dezesseis e quinze, Terço Mariano; às dezessete e trinta, procissão, e às dezenove horas Santa Missa.

Compreendendo  as comunidades de São José Operário, São Pedro, Santo Expedito, Nossa Senhora das Graças e Santa Edwirges, a Paróquia Nossa Senhora das Candeias foi elevada no dia 25 de dezembro de 2015, em solenidade presidida por Dom Fernando Panico, hoje bispo emérito.

Por: Jornalista Patrícia Mirelly