Paróquia de Antonina do Norte celebra festa ao glorioso padroeiro

Em Antonina do Norte, os fiéis vivem a expectativa de mais uma festa em honra do glorioso padroeiro, Santo Antônio. O tema que os ilumina neste caminho faz referência ao Ano Nacional do Laicato: “Cristãos Leigos e Leigas a serviço do Reino”. Esse acréscimo, explicou o pároco, Padre Antônio José Clementino, “nós o fizemos, pegando, também, as orientações do Papa Francisco na sua última Encíclica Laudato si’ (Louvado Sejas, sobre o Cuidado com a Casa Comum).

“Essa festa tem sido muito significativa pra mim, porque estou sentindo a reação da comunidade. No silêncio do coração – e também na escuta – eu bebo dessa fonte de Santo Antônio, que foi um homem simples, servidor e profundamente místico”, disse Padre Antônio, pela primeira vez conduzindo a festa em Antonina, após a transferência da Paróquia São Sebastião, em Mangabeira, onde serviu como pároco.

Nesta terça-feira, dia 12 de junho, véspera do grande dia dedicado ao santo português, a Paróquia de Antonina  acolheu, com muito fervor, o chanceler da Cúria Diocesana, Padre Rocildo Alves, que representou o bispo, Dom Gilberto. O sacerdote levou a todos o abraço do pastor diocesano, que se encontra em viagem, e mostrou contentamento ao celebrar esse momento festivo, junto ao povo ali reunido.

“É com grande alegria que nós nos colocamos nessa festa, nessa ação de graça, vivenciando bênçãos sobre bênçãos de Deus, para vivermos na fé, como Sal e Luz”, expressou Padre Rocildo, fazendo alusão ao Evangelho do dia.

Programação

Nesta quarta, dia 13, a programação segue com alvorada festiva, às cinco da manhã e missa Solene às nove, presidida pelo vigário-geral da Diocese de Crato, Padre José Vicente Pinto.

À tarde, às cinco horas, Padre César Retrão (que foi pároco em Antonina), preside outra missa, seguida de procissão e bênção do Santíssimo Sacramento.