Para melhor servir: Paróquias terão novo sistema pastoral e contábil

A partir deste sábado, dia 27 de julho, a Diocese de Crato passa a ter novo sistema pastoral e contábil via “Cúria Online do Brasil”, desenvolvido especialmente para as paróquias. Presente em vinte e cinco dioceses do Brasil, o novo sistema “é mais prático, econômico e se adéqua melhor à realidade da Diocese”, segundo Wandemburgo Santana, do Economato, departamento financeiro da Cúria Diocesana.

O “Cúria Online” foi apresentado aos bispos na Assembleia Geral, realizada em Aparecida – SP, em maio. Dom Gilberto ficou interessado na praticidade oferecida e conversou com a equipe do Economato para, juntos, analisarem as vantagens, de acordo com Santana. A nova ferramenta serve para registros de informações pastorais como batismo, matrimônio, catequese, dízimo, rotinas financeiras, contábeis e conta também com o módulo da chancelaria para agilizar os processos de pedidos, licenças e dispensas, por exemplo.

A apresentação do sistema aconteceu em reunião na Cúria Diocesana, na manhã deste sábado. Até o próximo dia 10 de agosto, o técnico do “Cúria Online”, Renan Jeferson Borges, vai estar nas cinco regiões forâneas, ministrando treinamento para os padres e secretárias paroquiais.

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação