Para honrar a Mãe das Dores: Romeiros participam da Procissão dos Transportes

Foi o próprio Padre Cícero quem pediu: “Nunca deixem de vir ao Juazeiro”. Os romeiros, atentos às palavras do padrinho, quiseram ir além. E, sempre no penúltimo dia da Romaria, com alegria e satisfação, honram a Mãe de Deus na tradicional Procissão dos Transportes. São Caminhões, ônibus, carros e motocicletas que percorrem algumas das principais ruas e avenidas da cidade até o largo da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, todos ornados com fitas, flores, balões e faixas. “O detalhe são os laços de coração que eu tenho com ela [a Mãe das Dores]” e ela tem comigo, contou alagoano José Carlos Santos.

A concentração dos veículos começou no início da tarde desta sexta-feira (14), último dia da celebração do “Quinzenário” alusivo. A procissão tem sempre um significado especial: agradecer a hospitalidade dos moradores de Juazeiro do Norte. Por isso, na passagem, os romeiros jogam balas e confetes. As crianças, claro, fazem a festa. A alegria é tanta, que contagia até adultos e idosos. “Eles conhecem a nossa cidade e nós conhecemos as culturas deles”, comentou o estudante Breno Garcia que, junto à mãe e às irmãs aguardava a passagem do cortejo. “Aqui é partilha da alegria”, brincou o bispo Dom Gilberto, saudando os devotos.

Os ônibus, caminhões e carros decorados foram avaliados por uma comissão julgadora. O resultado do concurso deve ser divulgado durante a Bênção do Chapéu neste sábado (15).

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação