Para compreender bem a Palavra de Deus, Paróquia da Batateira promove Estudo Bíblico

Quem é agente de pastoral da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Batateira, em Crato, sabe que toda quinta- feira, à noite, todos tem um compromisso comunitário: o Estudo Bíblico. Neste primeiro dia de agosto não foi diferente. Mais uma vez eles se dirigiram ao Salão Paroquial para refletir a Palavra de Deus, desta vez com a assessoria de dom Gilberto Pastana.

O Livro estudado esta semana dia foi o Evangelho escrito por São Lucas, também autor dos Atos dos Apóstolos. Para facilitar a compreensão, além de imagens ilustrativas como do Rio Jordão, por exemplo, o bispo explicou o contexto histórico em que o evangelista, que não foi discípulo de Jesus, escreveu o livro. “Lucas escreveu o evangelho e depois se converteu. Ele transmite a imagem de Cristo, quem é, o que ele veio fazer, qual a missão, para que as pessoas se convertam. Em seu discurso existe a forte presença da graça e da misericórdia de Deus, que se exprimem na atenção prioritária aos pobres e aos pecadores; como também expressa a valorização da gratuidade e a universalidade da salvação”, enfatizou.

Com a Bíblia, papel e caneta nas mãos, os participantes ouviram, atentamente, as explicações do bispo, interrompendo-o quando alguma dúvida surgia. Também puderam passar por cada um dos 24 capítulos, explicados por dom Gilberto em 5 partes: infância, batismo e início da atividade, pregação em Nazaré e Galileia afora, percorrendo a terra de Judeus e Samaritanos e a consumação em Jerusalém com a Paixão, Morte e Ressurreição.

“Queremos dar uma base mais sólida sobre a Palavra de Deus, pois ela é a base de toda evangelização. A presença de dom Gilberto entre nós é uma forma de valorizar estes momentos de formações nas paróquias. Isso é muito importante, especialmente quando a formação não é eventual”, considerou a irmã Cecília Zanet, membro da organização, informando ainda que estes encontros estão sendo muito importantes para a implantação dos Círculos Bíblicos. Até então já foram implantados seis grupos.

Este ano, o Estudo Bíblico teve início em março e será concluído em setembro, mês da Bíblia. Mas, de acordo com a organização, a ideia é que em 2020 os encontros sejam retomados.

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE