Papa exorta “Diaconia da Beleza” a promover cultura do encontro

“A Igreja conta com vocês para tornar perceptível  a Beleza inefável do amor de Deus e para permitir a cada um descobrir a beleza de ser amado por Deus, de ser preenchidos por seu amor, para viver deste amor e dar testemunho dele na atenção aos outros, em particular, àqueles que são excluídos, feridos, rejeitados em nossas sociedades.”

Foi o que disse o Papa Francisco aos membros da “Diaconia da Beleza”, um serviço eclesial nascido em 2012 com a finalidade de construir uma ponte entre os artistas e Deus, para tornar-se testemunhas da sua beleza. Os componentes da “Diaconia” são músicos, poetas, cantores, pintores, arquitetos, cineastas, escultores, atores e bailarinos que buscam viver de modo comunitários sua busca pela Verdade e paixão pela arte.

Dirigindo-se aos presentes, o Pontífice quis estender sua saudação a todos os artistas que buscam fazer resplandecer a beleza, com seus talentos e sua paixão, bem como às pessoas em condições de fragilidade que se restabelecem graças à experiência da beleza na arte.

Citando São João Paulo II na Carta aos artistas, Francisco ressaltou que “o artista vive uma relação peculiar com a beleza. Num sentido muito verdadeiro se pode dizer que a beleza é a vocação a ele concedida pelo Criador com o dom do ‘talento artístico’”.

O Papa lembrou que a “Diaconia da Beleza” fincou suas raízes em Roma por ocasião do Sínodo sobre a Nova Evangelização realizado em outubro de 2012, agradecendo a Deus, junto com eles, pelo caminho realizado e pela variedade dos talentos, que o Senhor os chama a desenvolver a serviço dos próximo e de toda a humanidade.

Em seguida, o Santo Padre destacou que os dons que receberam são para cada um deles um uma responsabilidade e uma missão. Efetivamente, acrescentou, é pedido a vocês que trabalhem sem deixar-se dominar pela busca da vã glória ou de uma fácil popularidade, e muito menos pelo cálculo muitas vezes mesquinho unicamente do lucro pessoal.

“Num mundo no qual a técnica é muitas vezes entendida como o principal recurso para interpretar a existência, vocês são chamados, mediante seus talentos e haurindo das fontes da espiritualidade cristã, a propor ‘um modo alternativo de entender a qualidade da vida, (a encorajar) um estilo de vida profético e contemplativo, capaz de alegrar profundamente sem ser obcecado pelo consumo’, e a servir à criação e à tutela de ‘oásis de beleza’ em nossas cidades muitas vezes cimentadas e sem alma.”

Francisco os exortou a desenvolver seus talentos para contribuir a uma conversão ecológica que reconheça a eminente dignidade de toda pessoa, seu valor peculiar, sua criatividade e sua capacidade de promover o bem comum.

“Encorajo-os nesta ‘Diaconia da Beleza’ a promover uma cultura do encontro, a construir pontes entre as pessoas, entre os povos, num mundo em que ainda se elevam tantos muros por medo dos outros. Tenham a peito também testemunhar, na expressão da arte de vocês, que crer em Jesus Cristo e segui-lo não é simplesmente uma coisa verdadeira e justa, mas também bonita, capaz de preencher a vida de um novo esplendor e de uma alegria profunda, mesmo em meio às provações.”

Por: Vatican News (Link: http://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-02/encontro-papa-diaconia-da-beleza-artistas.html)