Papa chega à Estônia, última etapa de sua 25ª Viagem Apostólica

Às 7h30 da manhã (hora local) desta terça-feira, 25, o Papa Francisco despediu-se da Nunciatura Apostólica em Vilnius, transferindo-se ao Aeroporto Internacional da capital da Lituânia, de onde partiu para a Estônia, última etapa de sua 25ª Viagem Apostólica.

No Aeroporto em Vilnius, o Pontífice foi acolhido pela presidente da República, senhora Dalia Grybauskaité, no espaço reservado ao cerimonial, onde foi organizada uma sala para o encontro que durou alguns minutos. Presentes cerca de 200 voluntários que entoaram um cântico. O Papa também recebeu um presente comemorativo pela visita.

Depois de passar em revista a Guarda de Honra e saudar as delegações, o Santo Padre embarcou no voo CS 300 da Air Baltic, que o levou a Tallinn, capital da Estônia, após percorrer 528 km em 1h20min. O avião sobrevoou a Letônia, país visitado ontem,  segunda-feira.

No Aeroporto Internacional de Tallinn, o Pontífice foi acolhido pela presidente da República, senhora Kersti Kaljulaid. Quatro crianças com vestes tradicionais ofereceram flores ao Papa, que então, acompanhado pela presidente, seguiu até a Sala Vip. Um coral de crianças acolheu-os com cânticos. Não houve discursos no aeroporto.

De lá, o Papa seguiu para o Palácio Presidencial de Tallinn para a visita de cortesia à presidente e o encontro com as autoridades, representantes da sociedade civil e corpo diplomático.

Apenas 6 mil católicos no país

A Estônia tem uma área de 45.100km² e 1 milhão 316 mil habitantes (29 hab/km²). Se na Lituânia, 78% dos habitantes declaram-se católicos e na Letônia 60% são luteranos, na Estônia 75% declaram-se sem religião. No país, apenas seis mil declaram-se católicos, ou seja, 0,5/100 habitantes.

Há uma Circunscrições Eclesiásticas, 9 paróquias e 6 centros pastorais no país.

Em 31/07/2018 o país tinha 1 bispo e 17 sacerdotes, sendo 15 diocesanos e 2 religiosos. O país não tem diáconos permanentes e nem religiosos não sacerdotes. As religiosas professas são 30, os missionários leigos 12 e os catequistas 5. O país tem 7 seminaristas maiores.

As escolas maternas e primárias de propriedade e/ou dirigidas por eclesiásticos ou religiosos são 3, com 517 estudantes.

No país não há nenhum centro caritativo e social de propriedade e/ou dirigido por eclesiásticos ou religiosos.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-09/viagem-apostolica-estonia-aeroporto-chegada0.html#play

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!