VOTO CONSCIENTE, O PAPEL DO CRISTÃO NAS ELEIÇÕES

O exercício da cidadania pede que tenhamos liberdade de consciência e clareza de critérios para votar como convém. Ainda mais, como cidadãos católicos, sabemos que pelo voto se expressa soberanamente a nossa participação na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, a partir de Cristo e do Projeto de vida para todos.

O seu voto é precioso e decisivo, pois, somando aos dos eleitores, decidirá o destino do país nos próximos anos. “Voto não tem preço, tem consequência”. A corrupção eleitoral, a compra do voto, o uso indevido da máquina administrativa, são crimes condenados pela Lei Brasileira. Faz parte da missão evangelizadora da Igreja esclarecer aos eleitores, para que votem conscientemente, participando da vida social e política do país.

A igreja não tem partido político, nem candidatos oficiais. Entretanto, não deixa de manifestar sua esperança que sejam valorizados os candidatos que se comprometem a respeitar os seus princípios éticos e sua doutrina social. Aos candidatos católicos ainda, é lembrado que, durante a sua campanha eleitoral, não podem se apresentar em nome das paróquias, instituições e movimentos eclesiais.

São merecedores de nossa confiança os candidatos honestos, pessoas decentes, competentes e empreendedoras, cujas propostas de governo não colidem com os ensinamentos da igreja. Por isso é necessário conhecer e avaliar os candidatos. A sociedade precisa de governantes cujo testemunho de vida provem que eles amam e respeitam a dignidade da pessoa humana, da vida e da família, interessados pela causa da justiça e do bem comum.

Que Nossa Senhora da Penha, Padroeira de nossa Diocese, nos obtenha do seu Filho Jesus a alegria de termos governantes dignos, capazes de assumir desinteressadamente a missão de servir o povo e a causa do progresso no nosso Brasil.