Padres da Diocese de Caicó se reúnem na Diocese de Crato

Com o objetivo de partilha de vida, confraternização, estudo e peregrinação 12 padres da Diocese de Caicó, aqueles que têm até 10 anos de ordenação, estão reunidos, de 4 a 7 de maio, com o bispo diocesano Dom Antônio Carlos Cruz Santos- MSC, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE. Na oportunidade o bispo Dom Fernando Panico esteve presente acolhendo os irmãos no sacerdócio e reforçando o laço de unidade da igreja.

“A Santa Sé pede que possamos acompanhar mais de perto os padres novos e, em nossa Diocese, nós chamamos de padres novos aqueles que tem até 10 anos de ordenação, portanto o encontro acontece para estarmos mais próximos daqueles que estão nos anos iniciais do sacerdócio e também para ajudar a criar uma coesão entre o grupo”, afirmou Dom Antônio.

A reunião acontece semestralmente desde quando Dom Antônio assumiu o episcopado de Caicó, em fevereiro de 2014, sendo realizada em locais diferentes. O último aconteceu no segundo semestre de 2014 em Porto Alegre- RN, na Diocese de Mossoró. A escolha a Diocese de Crato se deu pelo desejo de conhecer mais a história do Patriarca do Nordeste, o Pe. Cícero Romão Batista, e a Diocese de Crato, por isso dentro da programação o clero visitará o Horto, em Juazeiro do Norte, e a Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.

O momento de estudo esteve voltado para o Eneagrama e a Espiritualidade. Este estudo é uma filosofia que tem alguns elementos parecidos com a psicologia, ajudando assim o individuo a entender o tipo de personalidade que ele tem, contribuindo na convivência com espiritualidades diferentes e fazendo a relação disso com o crescimento espiritual.

Para o padre José Mário de Medeiros, pároco da Paróquia São Sebastião, em Encanto- RN, que neste ano completa 4 anos de ordenação sacerdotal, o encontro expressa a comunhão entre os presbíteros. “Aqui percebemos a expressão de eclesialidade. O bispo faz questão de estar conosco nesta convivência, onde podemos conhecer um ao outro, principalmente para nós que estamos iniciando o sacerdócio. Convivência fraterna, aprofundamento da amizade e partilha das experiências em nossas paróquias são os pontos que considero mais importante desta convivência”, falou.

Dom Antônio, que é da mesma congregação de Dom Fernando Panico, Missionários do Sagrado Coração, agradeceu a atenção prestada pelo bispo da Diocese de Crato. “Ele é um homem muito acolhedor. É um homem do coração, como o nosso carisma. Foi uma alegria para nós contarmos com a presença dele aqui, pois sabemos que Dom Fernando acabou de sair de uma internação, mas não mediu esforços e fez questão de está aqui conosco”, concluiu.