Dom Gilberto e o padre Eliomar. (Foto: Patrícia Silva)

Padre Eliomar é apresentado como administrador da área pastoral Imaculada Conceição

A área pastoral Imaculada Conceição, que possui a sede no distrito Santa Fé, em Crato, recebeu durante noite dessa quinta- feira, dia 11 de janeiro, o novo administrador: padre José Eliomar Tavares Serafim. A missa de apresentação foi presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo monsenhor João Bosco Cartaxo e os padres Joaquim Ivo, José Ricardo e Elias Ribeiro.

A celebração contou com a presença de fiéis de Milagres, de onde o padre Eliomar foi transferido, e também da área pastoral onde ele exercerá sua missão. Os anfitriões além de se colocarem a disposição do sacerdote para a execução do serviço missionário também disseram ver nesta mudança uma renovação. “Nos sentimos renovados. Esperamos que com a presença dele seja renovado o ardor missionário, que as famílias venham cada vez mais à Igreja. O mundo precisa de Jesus Cristo, mas é preciso que Ele seja anunciado. O padre pode contar conosco para isso”, disse Fátima Alves, coordenadora de um dos círculos bíblicos da comunidade Valentim.

Ordenado em 14 de dezembro de 1999, o padre Eliomar possui 18 anos de sacerdócio. Já passou pelas paróquias das cidades de Umari, Ipaumirim, Baixio, Barro e Milagres, onde estava há 8 anos. Com essa transferência para a área pastoral ele se sente chamado a viver o novo não só referente ao local, mas também na experiência de comunhão presbiteral, passando a viver em comunidade com o padre Joaquim Ivo, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Crato, onde ele residirá contribuindo assim, um com o outro, nas atividades missionárias das duas localidades.

“É uma nova experiência em minha vida, pois assumi paróquias sozinho e agora vamos fazer essa comunidade presbiteral com o padre Joaquim Ivo. A gente fica nas mãos de Deus e acredita que fazendo esse trabalho em conjunto vamos vai atingir os objetivos. Vamos planejar junto com as comunidades. Acredito que o importante em nossa vida é se colocar a serviço do reino de Deus e deixar que Ele vá nos guiando, no abençoando e protegendo. Estamos vindo para somar forçar. Queremos unir todos os que querem trabalhar conosco”, disse padre Eliomar.

Após o rito de apresentação, dom Gilberto fez sua homilia destacando a importância da vivência em comunidade. “Hoje vocês recebem o padre Eliomar. Ele vem de Milagres. Já tem uma grande experiência em trabalhos com as comunidades. O cristão tem que aprender a viver em comunidade. Somos muito influenciados pelo individualismo, que não é característica do reino, comunidade é. Devemos formar comunidades, um só pensamento e uma só ação, deixar que a ideia de Cristo penetre em nossa vida. É na comunidade que vamos vivendo o evangelho”, disse o bispo desejando que, com o novo administrador, os fiéis possam constituir uma verdadeira família cristã.

Após a celebração o padre Eliomar retornou para Milagres, onde deve ficar até o dia 21, quando entregará a paróquia Nossa Senhora dos Milagres ao padre Ronaldo Oliveira do Nascimento, mudando-se, a partir desta data, para o Crato.

Da esquerda para direita: padre Elias, padre Ivo, dom Gilberto, padre Eliomar, monsenhor Bosco e padre Ricardo. (Foto: Patrícia Silva)

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/ CE)