Orientações Litúrgicas para o Dia 20 de Outubro na Diocese de Crato

Neste dia 20 de outubro de 2019, além de se comemorar a data da criação da Diocese de Crato, celebra-se, em toda esta Igreja Particular, o aniversário de Dedicação da Catedral de Nossa Senhora da Penha. Mesmo tendo a data caído num domingo, dia, por excelência, dedicado ao Senhor, tendo, portanto, precedência, as orientações seguem conforme o Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil (p. 39).

QUANDO O ANIVERSÁRIO OCORRE EM DOMINGO DO TEMPO COMUM

Na própria Igreja Catedral: SOLENIDADE

Ofício Solene do Comum da Dedicação (com I Vésperas)

Missa do Comum da Dedicação. Glória, Credo, Prefácio da Dedicação.

Leituras (três) à escolha no Lecionário (Vol. III, p. 235-249)

>> Nas demais igrejas do território da Diocese: FESTA

Ofício Festivo do Comum da Dedicação.

Missa do Comum da Dedicação. Glória, Credo, Prefácio da Dedicação.

Leituras (duas) à escolha no Lecionário (Vol. III, p. 235-249)

Por sua morte e ressurreição o Cristo, verdadeiro templo da Nova Aliança, reuniu um povo santo para o louvor de Deus. Esse povo é a Igreja. “Com razão, desde a antiguidade, deu-se o nome de “igreja” também ao edifício no qual a comunidade cristã se reúne…” [em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia.] Por ser edifício visível, esta casa aparece como sinal peculiar da Igreja peregrina na terra e imagem da Igreja que habita nos céus.” (PR, p. 432)

Por: Assessoria de Comunicação