Obra de reforma da Cúria Diocesana de Crato é concluída e o Cardeal Dom João Braz de Aviz participa da inauguração

Com a presença do Cardeal Dom João Braz de Aviz, Dom Fernando Panico, bispo da Diocese de Crato, bispos do Ceará, padres e leigos foi concluída a reforma e inaugurada, no dia 2 de setembro, às 9h, a Cúria Diocesana de Crato Bom Pastor, que tem o objetivo de melhor acolher os membros que desenvolvem suas atividades pastorais na Diocese e aqueles que têm assuntos a serem tratados neste espaço.

Dom Fernando disse estar muito feliz com esta realização e que há muito tempo já era desejo seu oferecer ao povo diocesano uma cúria com instalações que atendesse as atividades pastorais. “É nesta casa, neste ambiente de família que muitos assuntos, para um melhor andamento da igreja, são discutidos e hoje estamos conseguindo realizar este grande sonho, portanto é dia de festa para todos nós que celebramos com o Cardeal Dom João, os irmãos bispos, padres e cada um de vocês a conclusão desta obra que tem como finalidade única estar a serviço do Reino de Deus”, afirmou.

Cerimônia de inauguração da Cúria Diocesana de Crato Bom Pastor. (Foto: Árysson Magalhães)

Com a reforma, a Cúria Diocesana de Crato Bom Pastor, que é localiza a Rua Teófilo Siqueira, 631, Centro, Crato- CE, obteve as seguintes melhorias: possui agora 18 salas com telefone e internet, 1 auditório, 1 cantina, 10 banheiros, 1 guarita, ambiente pavimentado, iluminação ampla, sistema de segurança e nova fachada com a imagem de Jesus, o Bom Pastor.

O cardeal Dom João, que está na Diocese de Crato desde o dia 31 de agosto, lembrou que o trabalho em unidade e a favor do anúncio do evangelho faz com que consigamos realizar grandes obras, e parabenizou Dom Fernando, com a equipe responsável, pela estrutura apresentada. Após sua palavra ele abençoou a água e junto com Dom Fernando visitou o espaço aspergindo a água abençoada.

A cúria tem o funcionamento de segunda a sexta de 8h às 12h, e o telefone de contato é (88) 3521-1110.

O Cardeal e os Sacerdotes

Após a solenidade de inauguração da Cúria Diocesana de Crato o Cardeal Dom João Braz de Aviz, teve uma reunião com o clero da Diocese onde partilhou palavras de encorajamento na missão e esteve disponível para um momento de perguntas.

Relembrando as palavras do Papa Francisco, o Cardeal falou que a alegria em ser sacerdote deve estar no interior do coração, mas também deve ser refletida no olhar de cada um, e que estar no meio do povo, amar o povo é a melhor maneira de ser pastor, pedindo também que o clero tenha bons ouvidos para escutar, pois esta é uma das maiores necessidades dos fiéis na atualidade.

Reunião do clero da Diocese de Crato com o Cardeal Dom João Braz Aviz. (Foto: Árysson Magalhães)

Dom João também falou sobre o fenômeno Pe. Cícero Romão Batista. “Quem preservou o sertão cearense na fé católica? Foi o Pe. Cícero. Esse fenômeno é único, possui retidão na fé, eu espero que logo em breve sejam retiradas as acusações que tem sobre ele no Vaticano e ele seja reabilitado. Para isso não se pode ter um pensamento dividido. A Diocese de Crato deve estar junta, com o seu pastor diocesano, como bem sei que ele assumiu esta causa, para lutar e acreditar no resultado positivo deste processo”, afirmou.

Ele também instigou o clero a permanecer em união com o seu bispo em todas as suas atividades, lembrando que os dons recebidos por cada um são para serem utilizados sendo discípulos de Jesus e que apesar do lado humano que cada um possui Deus os ama mesmo assim. “Que possamos ver no outro a ocasião de encontrar a Deus, pois somos os homens da eucaristia, a maior gratuidade. Que não desapareça de nós a alegria de viver o evangelho”, disse.

O Cardeal Dom João Braz de Aviz veio a Diocese de Crato, em nome do Papa Francisco, para representa-lo nas comemorações do jubileu pelo centenário da Diocese.