Nova Capela do Santíssimo Sacramento é abençoada em Caririaçu

Neste sábado, dia 13 de abril, a comunidade paroquial de São Pedro, em Caririaçu, acordou cedo para a Santa Missa, na qual foi abençoado o Sacrário e inaugurada a Capela do Santíssimo Sacramento, após dois meses de reforma.

De acordo com o pároco, Padre Francisco Alberto, a realização deste rito às vésperas do Domingo de Ramos, é um convite, para que os fiéis, adorando a Cristo aí presente, participem sempre do mistério da sua redenção. “A reforma foi para dar uma dignidade maior à capela”, acrescentou.

Como o sacrário ocupa o centro da igreja, abençoá-lo é considerado momento histórico para a comunidade. Por isso a presença do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, na presidência da celebração.

Em sua homilia, ele lembrou a figura dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE), que tem a missão de levar Jesus às casas, onde os fiéis, acometidos por enfermidades ou outras limitações, não podem dirigir-se à Igreja. “Que o Senhor se faça presente, sobretudo nos ministros”, pediu.

Rito

Ao som do afinado Ministério de Música Vozes do Carmelo, que ajudou os fiéis a vivenciarem o momento com o devido respeito, o ritual de bênção do Sacrário e inauguração da Capela do Santíssimo deu-se, dentro da missa, concelebra pelo pároco, Padre Alberto, e o Padre Francisco Rodrigues, que tem raízes familiares em Caririaçu.  Após a Oração Pós-Comunhão, organizou-se uma procissão até o novo sacrário. Lá, Dom Gilberto, de joelhos, incensou o Santíssimo e depositou as sagradas reservas eucarísticas, que serão utilizadas nas próximas missas e também para a comunhão dos enfermos. A assembleia, em silêncio, a tudo acompanhou com a oração.

A nova capela do Santíssimo está localizada à esquerda de quem adentra à Igreja Matriz. É rica em detalhes marrom e dourado. Ao centro, está o tabernáculo e as lamparinas, que ficam acesas constantemente, segundo o costume da Igreja.  Ao lado, estão as inscrições do Alfa e do Ômega (princípio e fim), além da imagem de dois arcanjos, “guardiões” do Santíssimo.

Fotos: Patrícia Silva
Texto: Patrícia Mirelly