Pastorais Sociais realizam reunião ampliada

Coordenadores das Pastorais Sociais, dos Organismos e do Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão no Centro Cultural de Brasília (DF), de hoje, 19, até quinta-feira, 21, para participar da reunião ampliada, convocada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência. O encontro conta com a presença de bispos referenciais e coordenações dos regionais.

A pauta a ser discutida nos três dias do evento é extensa e compreende análise de conjuntura, os temas e propostas das próximas Campanhas da Fraternidade (CF), diálogos entre pastorais, partilhas e celebrações.

As lideranças também tratarão do Centro Nacional de Sustentabilidade das Pastorais e Organismos (Census), aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB e que irá mobilizar recursos e formas de sustentabilidade político-pastoral das iniciativas da Igreja no Brasil.

A integrante do Setor Mobilidade Humana da CNBB, irmã Rosita Milesi, fará uma apresentação sobre migrações. A Cáritas Brasileira tratará da Campanha Mundial contra a Fome e da pesquisa sobre a ação social da Igreja no Brasil, que pretende catalogar atividades realizadas no país, com a intenção de ser um instrumento na missão caritativa eclesial. O Grupo de Trabalho sobre o Solo Urbano se reunirá no encontro.

A respeito das Campanhas da Fraternidade, os participantes farão avaliações sobre a repercussão e os compromissos da CF 2014 e debaterão propostas de trabalho com relação às edições de 2015, que terá como tema “Igreja e sociedade”, e 2016, sobre “saneamento básico”.

Dois textos aprovados durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB serão trabalhados na reunião ampliada: o Documento 101, “A Igreja e a questão agrária brasileira no início do Século XXI”, e o Estudo 107 “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – ‘sal da terra e luz do mundo’ (cf. Mt 5,13-14)”.