Morre, aos 64 anos, dom José Benedito Simão

Faleceu, na manhã de hoje, 27, o bispo da diocese de Assis (SP), dom José Benedito Simão, aos 64 anos. O bispo estava internado desde a segunda-feira, 23, após sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC) Hemorrágico, durante reunião, na cidade de Marília.

No comunicado, a diocese de Assis lamenta a morte do bispo que esteve à frente desta Igreja local por seis anos. “Agradecemos a Deus pela vida que se fez dom em nosso meio e pelo ministério episcopal que santificou nosso povo. Confiantes, rogamos ao Senhor, que conceda definitivamente o gozo das alegrias eternas a este bispo da Igreja”, consta na nota assinada por padre Oldeir José Galdino, do colégio de consultores.

O velório e celebração de exéquias ocorrerão na paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral de Assis), em horários ainda a serem informados. O dia do sepultamento também será comunicado pela diocese. c

Vida e missão

Com o lema “Paz e Esperança”, dom José Benedito foi nomeado bispo em 28 de novembro de 2001. Natural de Caçapava, interior de São Paulo, nasceu em 1º de janeiro de 1951. Era mestre e doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense em Roma.

Na trajetória episcopal, dom José Benedito foi bispo auxiliar de São Paulo, de 2002 a 2009, assessor da Pastoral Universitária do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 2002 a 2011, reitor do Centro Universitário Assunção e presidente da Comissão em Defesa da Vida do regional Sul 1, de 2006 a 2009. É autor do livro “Exigências Morais de uma nova práxis cristã na América Latina”.