Com oração, famílias e paróquias de Turim se preparam para a exposição do Santo Sudário

Restando apenas algumas semanas para que se inicie a exposição extraordinária do Santo Sudário de Turim -que ocorrerá entre os dias 19 de abril a 24 de junho-, famílias e paróquias da cidade italiana iniciaram um caminho espiritual em preparação ao importante evento, através de vários momentos de oração.

Para isso a Arquidiocese de Turim, a partir da Oficina Diocesana de Liturgia, colocou à disposição das paróquias, comunidades e famílias um subsídio com uma série de orações e celebrações em vista da solene mostra do Santo Sudário que ocorrerá na Catedral de Turim e que não ocorria há cinco anos (a última foi celebrada durante a primavera de 2010, com a presença do Papa Emérito Bento XVI).

Desta maneira o subsídio, que se encontra disponível em italiano na página web oficial da exposição da Síndone, oferece vários momentos de preparação desde a oração e meditação pessoal, à comunitária, destacando-se os espaços para orar em família ao redor da mesa.

“Se quis, para tal propósito, valorizar o lugar e o momento da mesa como o momento propício para a oração familiar. Tal escolha é simbólica de um caminho de preparação que busca inserir o evento da peregrinação ao Sudário nos ritmos e lugares da vida cotidiana”, ressalta Dom Roberto Gottardo, Presidente da Comissão Diocesana para o Santo Sudário, na apresentação do subsídio.

Em união com a proposta em família, o subsídio também inclui várias para a oração comunitária através da Adoração Eucarística, a liturgia penitencial, a Via Sacra e o Santo Rosário, tudo em torno também ao tempo de Quaresma que culminará no dia 29 de março.

“O uso do subsídio tem como referência geral o subsídio quaresmal ‘O Amor maior’ -tema da exposição do Sudário-, que é coordenado pela Oficina Missionária diocesana, e implicado às diversas pastorais da cúria da Diocese de Turim”, acrescenta Gottardo, que continua assinalando que o desejo da comunidade diocesana é realizar um caminho de aproximação à ostentação, tudo “nutrido de oração, de atenção aos nossos irmãos e irmãs que estão em dificuldade, de modo que a contemplação do Santo Sudário nos ensina o caminho para crescer através do Amor maior”.

Um selo postal dedicado ao Santo Sudário

Também por ocasião da ostentação do Santo Sudário, o Estado da Cidade do Vaticano emitiu um selo postal que destaca o tema da mostra “O Amor maior”. O trabalho filatélico inclui o rosto que ficou impresso no Sudário, o do homem adulto com barba e cabelo longo com os sinais característicos da Paixão de Jesus Cristo.

view

Este selo postal tem o custo de 0,95 euros e foi posto em circulação pela Oficina Filatélica da Cidade do Vaticano, tal como o havia feito nas anteriores exposições extraordinárias do Santo Sudário, com selos comemorativos. (GPE/EPC)