Vigário-geral da Diocese de Crato participa de inauguração da UTI Neonatal do Hospital São Francisco

Compartilhe:

O vigário-geral da Diocese de Crato, padre José Vicente, representando os bispos Dom Fernando Panico e Dom Gilberto Pastana, participou, na noite desta quinta-feira, dia 20, da cerimônia de inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital São Francisco, em Crato. Ele conduziu o rito que abençoou o local antes do descerramento da placa.

O ato solene aconteceu no auditório do Colégio Pequeno Príncipe e contou com a presença de autoridades políticas, padres, diáconos, religiosas, médicos e demais convidados. Em sua fala, padre José Vicente, lembrou a sensibilidade de pastor “que fez Dom Francisco de Assis Pires [segundo bispo da diocese] comprimir a grave necessidade de um ambiente hospitalar, para cuidar da saúde de tantos filhos espirituais seus”. “Queremos reconhecer, enquanto diocese, que estamos contentes com aquilo que está sendo desenvolvido”, disse.

Atualmente o hospital pertence à Fundação Padre Ibiapina e desde janeiro de 2004 é administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo. É considerado hospital pólo, de referência nos atendimentos de urgência e emergência, em clínica média e cirúrgica, obstétrica, pediátrica, atendendo 12 municípios, uma população de, aproximadamente, 340 mil habitantes.

Com a inauguração da UTI Neonatal, o hospital passa a oferecer, também, os recursos humanos necessários ao atendimento dos recém-nascidos, com 10 leitos. A construção deu-se através de emenda parlamentar do deputado federal Arnon Bezerra. A finalidade, segundo a diretoria, é oferecer o melhor atendimento, pois “a segurança do paciente é algo constante na elaboração da estrutura física e tecnológica, que possibilitam a funcionalidade assistencial, garantindo condições seguras para os funcionários, médicos e pacientes”.

bencao
(Padre José Vicente conduzindo o rito de bênção à nova UTI Neonatal. Foto: Patrícia Mirelly)

História

O Hospital e Maternidade São Francisco de Assis foi fundado em 23 de dezembro de 1936 por Dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo da Diocese de Crato, para prestar assistência médica à população do sul do Ceará.

Na década de setenta o terceiro bispo, Dom Vicente de Araújo Matos, passou o hospital para a Fundação Pe. Ibiapina, pois percebeu que as estruturas do hospital não estavam aptas para atender a todos os pacientes e, com a fundação, conseguiria recursos para a manutenção do estabelecimento.

Mesmo com esta ação de Dom Vicente os equipamentos e a estrutura administrativa foram se defasando e com a chegada de Dom Fernando foi realizado um estudo concluindo que a administração do hospital deveria ser encaminhada a uma instituição especialista em administração hospitalar. Foi então que a Fundação Pe. Ibiapina cedeu, através de um comodato, a administração do hospital a Sociedade Beneficente São Camilo, permanecendo assim até os dias atuais.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts