“Recordemos que tudo passa, só Deus não muda”, afirmou Dom Fernando na celebração da Quarta- Feira de Cinzas

Dando inicio ao Tempo da Quaresma aconteceu hoje, 18, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, a celebração da Quarta- Feira de Cinzas e abertura da Campanha a Fraternidade 2015, com missa presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelo Pe. Edmilson Neves e Pe. Acúrcio Barros, onde centenas de fiéis estiveram presentes.

A quaresma faz parte do calendário litúrgico da igreja e é considerado o tempo de conversão, silêncio, penitência, jejum e oração. Sua cor é o roxo e tem a duração de quarenta dias, iniciando no primeiro dia após a festa da carne, carnaval, ou seja, na quarta- feira de cinzas, encerrando no domingo de ramos. Segundo Dom Fernando a quaresma é o tempo de preparação para que os fiéis possam celebrar, com o coração sincero, o mistério da morte e ressurreição de Cristo.

Fiéis na celebração da Quarta- feira de cinzas. (Foto: Patrícia Silva)

Sobre a celebração da quarta- feira de cinzas o bispo explicou que, na história da liturgia, este dia assinala a caminhada penitencial daqueles que buscam o caminho de Cristo e concluiu “recordemos que somos nada, que somos cinzas. Não sejamos arrogantes, prepotentes, não somos donos do mundo. Tudo passa, só Deus não passa”.

“Lembra- te que do pó vieste e ao pó, hás de retornar” é uma das frases proclamadas no momento da imposição das cinzas, que procura lembrar a fragilidade humana e a necessidade de estar em constante conversão. “Este tempo me propicia uma maior proximidade com a oração, me faz ver com novos olhos as necessidades do meu próximo. Espero que o meu compromisso com a igreja, como também de todos os cristãos que participam da celebração de hoje, seja firme por todos os dias de nossa vida”, falou a professora Rute Carvalho.

Campanha da Fraternidade 2015

cartazCF15

A Campanha da Fraternidade que é realizada todos os anos, desde 1961, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é lançada na quarta- feira de cinzas, para 2015 traz como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e como lema “Eu vim para servir” (Mc 10, 45).

Apesar de vivermos em um país onde o estado é considerado laico, ou seja, que possui imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou descriminando nenhuma religião, dom Fernando afirmou que a igreja deve respeitar a laicidade, mas ser luz que ilumina a sociedade. “A igreja é o sal da terra, temos que dar sabor a todas as realidades terrenas. A mensagem de Jesus deve ser anunciada a todos os povos. Cristo nos convida a sermos portadores dessa luz dentro das diversas realidades em que vivemos”, falou.

O Papa Francisco enviou a CNBB uma mensagem onde destaca que o período quaresmal é o tempo especial para a vivência da fraternidade e disse que a identidade do cristão é “amar servindo”.

Clique aqui para ler a integra da mensagem do Papa.