Publicai em toda a terra: Diocese de Crato inicia primeiro Mutirão de Comunicação

Um momento especial para ampliar a troca de experiências, partilhar e consolidar a caminhada pastoral. Com esta proposta foi iniciada, na noite desta sexta-feira (26), a primeira edição do Mutirão de Comunicação (Muticom), promovido pela Diocese de Crato. O evento, realizado no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato, conta com a presença do coordenador da Comissão Episcopal de Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional NE1, Alex Ferreira. A programação segue até o próximo domingo (28), Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema “Comunicar esperança e confiança nos nossos tempos”.

A primeira noite do Muticom foi iniciada com um momento de oração conduzido pelo seminarista do Propedêutico de Crato, Francisco da Paz. Em seguida, o coordenador da Pastoral de Comunicação da Diocese de Crato, Padre Aureliano Gondim, realizou oficialmente a abertura da programação que reúne mais de 22 paróquias do território diocesano.  “Este é um momento muito especial para a nossa Diocese. A igreja, no Brasil, ciente de que não pode estar distante daquilo que é importante, no tocante da comunicação, nos oferece o Diretório de Comunicação na Igreja do Brasil. Encontramos, assim, um direcionamento para não comunicar por comunicar, mas comunicar o Evangelho de maneira responsável, ética, sem amadorismo, buscando o profissionalismo”, pontua padre Aureliano Gondim.

Encerrando a noite desta sexta-feira, os participantes refletiram as temáticas “Comunicação e Igreja no mundo em mudanças”, “Comunicação e vivência da Fé” e “Teologia da Comunicação”, à luz do Diretório de Comunicação na Igreja do Brasil, sob a condução do coordenador do Regional NE1, Alex Ferreira, que assessorará todo o evento.

Programação

O Mutirão de Comunicação contará com programação especial durante todo o dia de amanhã (27), com formações, momentos de oração, partilhas e, na parte da tarde, as oficinas de texto, rádio, fotografia e mídias sociais, para praticar a teoria assimilada.

(Evento é assessorado por Alex Ferreira, coordenador regional da Comissão Episcopal de Pastoral para a Comunicação da CNBB. Foto: Rozelia Costa)

No domingo, quando toda a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais, por ocasião da Solenidade da Ascensão do Senhor, o evento contará com a presença do bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, com a celebração da Santa Missa encerrando as atividades.

Por Ingrid Monteiro (Pascom)