“Padre Cícero à luz do Papa Francisco” é tema de encerramento do V Simpósio Internacional

O “Padre Cícero à luz do Papa Francisco” foi tema de encerramento do “5° Simpósio Internacional” – promovido pela Universidade Regional do Cariri (URCA), numa parceria com a Diocese de Crato e a Prefeitura de Juazeiro do Norte -, na tarde desta sexta-feira (24) no Memorial Padre Cícero.

O teólogo Leonardo Boff, que proferiu a conferência para um auditório lotado, afirmou que está seguro “de que o dia chegará para o Padre Cícero Romão Batista”.

De acordo com Boff, essa possibilidade foi manifestada pelo próprio Papa Francisco, “que vem do caldo cultural desta Igreja que se compromete com os invisíveis” e que entendeu o significado das virtudes e “dos laços positivos” da figura do Padre Cícero, por isso “abriu as portas para a sua reconciliação histórica”.

O teólogo ainda acrescentou que, “embora o Papa tenha a palavra definitiva”, conta muito a posição do secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, o qual, em nome de Francisco, assina a carta de reconciliação.

Essa carta, considerou Boff, “veio alimentar a esperança”, porque parte de “uma instância mais alta”. “Nós temos esperança que o povo vai ser confirmado na sua fé, vai invocar o Padre Cícero – mas aí já não é novidade – santo da Igreja Universal, não só do sertão do Ceará. Então é importante que a Igreja reconheça. E eu estou seguro de que o dia chegará para o Padre Cícero Romão Batista. Será beatificado, canonizado santo original, típico de nossa terra, batida pela seca, terra de homens e mulheres fortes, simples e cheios de fé”, disse Leonardo Boff, arrancando demorados aplausos da plateia.

O 5º Simpósio Internacional reuniu pesquisadores de diversas regiões do país e também do mundo. Este ano o tema tratou da “Reconciliação… e agora?”.