Movimento Sacerdotal Mariano: uma presença silenciosa na Diocese de Crato

Ele está presente em poucas paróquias da Diocese de Crato. Silencioso, quieto, não faz alardes nas orações nem nos cânticos, mas é possível sentir um sopro suave nos primeiros instantes da celebração. Surgiu quando um padre, Stefano Gobbi, ao peregrinar em Fátima, Portugal, pondo-se de joelhos diante da Capelinha das Aparições teve uma inspiração: rezar pelos padres e formar com eles um grupo de oração consagrado ao Imaculado Coração de Maria. Era maio de 1972. Em julho do ano seguinte, começou a receber mensagens por locução interior. Das inspirações fez nascer o “Movimento Sacerdotal Mariano”, cuja espiritualidade diz que Nossa Senhora acolherá todos os Sacerdotes que “aceitarem o convite para se consagrarem ao seu Coração Imaculado, para permanecerem fortemente ligados ao Papa e à Igreja a ele unida e conduzirem os fiéis ao seguro refúgio de seu Coração Materno”.

A difusão do Movimento pelos cinco continentes aconteceu igualmente discreto e silencioso, por meio de um livro, de cor azul, intitulado “Aos Sacerdotes filhos predilectos de Nossa Senhora”. Trata-se de cartas com meditações e inspirações do Padre Gobbi, recebidas sob a forma de palavras interiores e as orientações de Nossa Senhora de como viver a devoção ao Imaculado Coração. O “Livro Azul” não é disponibilizado em livrarias, apenas com os responsáveis regionais (No Ceará, por intermédio do Seminarista Ícaro Magalhães) é possível conhecer e aprofundar a espiritualidade da Consagração.

O Movimento Sacerdotal Mariano difere dos demais em vários aspectos. Não há coordenadores. Há “apóstolos responsáveis” que se reúnem em “Cenáculos”, encontros de oração com Maria, por meio da oração do Santo Terço, seguida de mensagem extraída do “Livro Azul” e consagração ao Imaculado Coração. Os Cenáculos são rezados tanto nas paróquias, na intenção dos Sacerdotes, quanto em Família, um convite para que também elas possam fazer a consagração, conforme pedido de Nossa Senhora ao Padre Gobbi.

O Ato de Consagração é o rito mais importante do Cenáculo. É por meio dele que, segundo a espiritualidade do Movimento, os participantes adentram ao Coração Imaculado  e, assim, encontram conforto, amor, luz, graça, paz, fé e a segurança do refúgio. E há dois Atos de Consagração: um destinado aos religiosos e fiéis e outro para os Sacerdotes.

Ainda segundo a espiritualidade, há quatro promessas feitas por Nossa Senhora às famílias que fizerem o Cenáculo. A primeira fala de uma bênção que “cimentará” o amor mútuo entre os casais, defendendo-os contra as chagas do divórcio, da separação e da infidelidade; a segunda promete salvar as almas dos filhos; a terceira que Maria cuidará de todas as necessidades maternais e espirituais, seguida da quarta promessa de proteção contra todos os males.

A aposentada Lindalva Gomes Guedes garante que muita coisa mudou em sua família após aderir ao Movimento Sacerdotal. Há um ano, ela deixou de acompanhar as celebrações, mas decidiu voltar. Hoje considera que as “grandes transformações” pelas quais têm passado são frutos dos Cenáculos com Maria. O mesmo é partilhado pela decoradora Josefa Santana. Ela sempre fora engajada nos trabalhos da Igreja, mas acredita que graças aos Cenáculos  as lacunas de sua vida cristã foram preenchidas. “Era o que estava faltando para aumentar o engajamento”, ela diz, com olhar vibrante.

(Representantes do Movimento Sacerdotal Mariano ao lado do Padre Cícero Leandro após celebração de Santa Missa em Ação de Graça pelos dois anos do Movimento na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Juazeiro do Norte. Foto: Patrícia Mirelly)

Na Diocese, a Paróquia Menino Jesus de Praga, na cidade de Juazeiro do Norte, foi a primeira a acolher o Movimento Sacerdotal Mariano que, de forma silenciosa, difundiu-se também em Porteiras, Brejo Santo, Barbalha e Abaiara, além de outras duas comunidades em Juazeiro que vêm se preparado para fazer adesão, de acordo com Marcia Leite Gualberto, apóstola responsável na Paróquia Menino Jesus. Essa implantação, no entanto, só é feita com permissão do pároco.

Em julho último, numa audiência na Cúria Diocesana, os apóstolos receberam uma bênção especial do bispo Dom Fernando Panico que oficializou o Movimento Sacerdotal Mariano no Cariri.

Para saber mais sobre o MSM, acesse: http://www.movimentosacerdotalmariano.org/