Livros sobre o padre Cícero e as romarias são lançados em Juazeiro do Norte

Numa noite de São João, na Serra do Catolé, ao redor de uma fogueira, nas vésperas de retornarem a Bélgica, após terem descoberto e coletado dados e informações para suas pesquisas sobre o Padre Cícero e os romeiros, uma olha para outra e diz com muita clareza: “Se chegamos até aqui, se pesquisamos até agora, não foi para voltar em nossas terras, mas para ficar no Juazeiro!” Pegaram no chão uma cabaça ainda verde e gravaram o seguinte compromisso: “De todo jeito, voltaremos para o Juazeiro. Ana Teresa – Annette – 24 de junho de 1974”.

Este compromisso firmado pelas religiosas Ana Teresa (in memoriam) e Annette Dumoulin, há 43 anos, trouxe relevantes contribuições para os estudos sobre o padre Cícero e as romarias de Juazeiro do Norte. Uma destas contribuições foi a produção dos livros “Padre Cícero por ele mesmo” e “Em sonho: uma boa conversa entre o romeiro Sebastião e o padre Cícero”, lançados durante a noite de hoje, dia 18, no Círculo Operário São José, dentro das comemorações do centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Autoridades eclesiais e civis fizeram parte da mesa. (Foto: Rozelia Costa)

“Sinto-me realizada, pois o objetivo de nossas pesquisas sempre foi fazer conhecer melhor o padre Cícero Romão Batista. Nossa luta sempre foi estudar, aprofundar e apresentar ao povo o verdadeiro rosto do padre Cícero e do romeiro. É uma alegria porque estamos dando o que recebemos. Eu recebi aqui tanto do povo de Juazeiro, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, do padre Murilo de Sá Barreto, então é uma alegria grande o que estou vivendo hoje. Espero que estes livros ajude o povo a entender melhor a riqueza da espiritualidade e personalidade do padre Cícero”, disse a autora.

Para o pároco da Basílica, padre Cícero José da Silva, as obras que são marcos das comemorações do centenário da paróquia, servirão de instrumento para que o padre Cícero e a fé romeira sejam cada vez mais conhecidas. Já que falamos em romeiros, eles também se sentiram presenteados com as publicações. “Serão mais dois livros para contribuírem com a nossa fé e no conhecimento do nosso padrinho, porque quanto mais a gente ler, a gente cresce na fé, conhece mais o padrinho Cícero até para defende-lo contra as injustiças”, disse Jacivânia Rocha Gomes, de União dos Palmares- AL.

Participaram do lançamento romeiros, estudiosos e pesquisadores, padres, autoridades civis e o povo de Juazeiro do Norte.

O Coral do projeto Semeador Semeando Música, fez uma apresentação. (Foto: Rozelia Costa)

As obras

O livro “Padre Cícero por ele mesmo”, coletânea de cartas onde o padre Cícero retrata toda a sua caminhada, foi publicado pela primeira vez em 1983 e reeditado em forma de revista, ampliada e publicada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará, da Assembleia Legislativa do Ceará em 2015.
Já o “Em sonho: uma boa conversa entre o romeiro Sebastião e o padre Cícero”, fala de forma dinâmica sobre a Carta de Reconciliação da Igreja com o padre Cícero, enviada pelo Papa Frani em 2015 à dom Fernando Panico, na época bispo da diocese de Crato. Sobre esta obra a autora explica como surgiu: “Eu pensei, meu Deus, como vai chegar até o povo um texto que vem de Roma, um pouco romano e oficial? Então eu inventei um sonho com o padre Cícero explicando a Sebastião o conteúdo da carta. Eu adorei fazer isso. Vinha de uma maneira muito espontânea porque conhecendo o padre Cícero por dentro eu imaginava ele reagindo as cartas, ele rindo porque realmente é uma carta muito rica, é linda porque as virtudes que são apresentadas nesta carta são virtudes de um santo, não tem outro jeito”, disse com sorriso nos olhos.

A obra “Padre Cícero por ele mesmo” será distribuída nas bibliotecas públicas de Juazeiro do Norte e o “Em sonho: uma boa conversa entre o romeiro Sebastião e o padre Cícero”, pode ser adquirida na secretária da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.

Ao final irmã Annette realizou uma sessão de autógrafos. (Foto: Rozelia Costa)