Dom Gilberto e oito padres da Diocese de Crato recebem títulos de cidadania

A noite desta quarta-feira (22) foi marcada por uma cerimônia solene no Memorial do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, para a condecoração do bispo Dom Gilberto Pastana e oito padres da Diocese de Crato como “cidadãos juazeirenses”. A ocasião representou o ápice da Semana do Padre Cícero, que este ano chega a sua 35ª edição.

A concessão simbolizou um reconhecimento do poder legislativo municipal aos trabalhos de evangelização prestados ao povo e é a maior honraria que pode ser concedida pelo parlamento, tendo sido já agraciada a religiosos como Dom Fernando Panico, hoje bispo emérito.

Os oito padres homenageados foram Vileci Basílio Vidal (coordenador diocesano de Pastoral e pároco de Araripe), Paulo Costa (administrador paroquial de Tarrafas), Cícero José da Silva (pároco da Basílica Santuário de Juazeiro do Norte), Sebastião Monteiro (da Comunidade Filhos Amados do Céu), João Carlos Perini e César Casetta (ambos salesianos do Sagrado Coração de Jesus de Juazeiro do Norte), Francisco das Chagas Alves (pároco da Paróquia São Cristóvão de Juazeiro) e José Gonçalves da Silva (pároco de Palmeirinha, distrito de Juazeiro).

(Da esquerda para a direita: Padres Vileci Vidal, José Gonçalves, Francisco das Chagas, Cícero José, Dom Gilberto Pastana, João Carlos Perini, Sebastião Monteiro e Paulo Costa agraciados com o título de “Cidadão Juazeirense” na noite desta quarta (22). Foto: Rozelia Costa)

“Gostaria que essa certificação, que é muito importante para mim, fosse compartilhado com outras pessoas: primeiramente, os padres, religiosas, leigos e leigos, que me ajudam no pastoreio desta grande cidade. Também reparto este reconhecimento com os amigos que já fiz deste que aqui cheguei”, disse Dom Gilberto, ao iniciar seu discurso de agradecimento.

Para o bispo, a ocasião simboliza “a manifestação de hospitalidade e respeito por um bispo da Igreja Católica”, advinda do poder legislativo, confirmando, desse modo, um “estado de alma” que o vem nutrindo desde que passou a fazer morada na diocese.

“Sinto-me muito alegre de ver, oficializada, a minha condição de cidadão honorário de Juazeiro do Norte. Digo, oficializada, porque, espiritualmente, desde que cheguei ao Cariri, em julho do ano passado, já comecei a me considerar um cidadão de cada município de nossa diocese”, considerou.

A comenda, um quadro com certificação, foi entregue ao pastor pelo bispo Dom Fernando e aos padres, por vereadores.

Centenas de pessoas, entre personalidades, representantes de movimentos e pastorais da Igreja participaram da cerimônia.

(Certificação de cidadania sendo entregue a Dom Gilberto pelo bispo Dom Fernando. Foto: Rozelia Costa)