Notícia da Diocese

Dom Gilberto celebra Páscoa no Seminário Diocesano São José

Autor: Assessoria de Comunicação

Na segunda feira (17) da Oitava de Páscoa da Ressurreição do Senhor, o Seminário São José celebrou a “Páscoa no Seminário”. Junto aos seminaristas estavam presentes o padre reitor, Padre Acurcio Barros, o diretor espiritual do Seminário, Padre Ricardo, SDB, e também, Padre Hélio, SDB. A celebração foi presidida por Dom Gilberto Pastana.

A Páscoa é uma das maiores festas a ser celebrada pelos cristãos. Todos os anos, durante a Semana Santa, os seminaristas saem em Missão-pastoral para celebrarem o Tríduo Pascal com o povo, nas diversas comunidades paroquiais de nossa Diocese. Assim, já faz parte do calendário do Seminário a celebração da Páscoa, ao retorno das atividades pastorais.

Abrindo a Celebração Eucarística, no átrio principal, houve a celebração do Lucernário, um momento que ressalta o símbolo da luz. Assim, recorda-se que na noite santa, Cristo, nossa Páscoa, ressurgiu vitoriosamente do sepulcro. Ao acender as velas, pedimos: “A luz de Cristo, que já brilha em nossa noite, dissipe todas as trevas dos nossos corações”.

(“A luz de Cristo, que já brilha em nossa noite, dissipe todas as trevas dos nossos corações”. Foto: Seminarista Maykel Galvão)

Durante a homilia, Dom Gilberto lembrou aos seminaristas o sentido verdadeiro da Páscoa: ser sinais de esperança na vida dos mais simples e oprimidos. “Somos capazes de chorar ao ver a imagem da Virgem Maria encontrando-se com Jesus, a caminho do Calvário, e não choramos em ver nossos irmãos caídos e mortos ao nosso lado”, refletiu. Por fim, o bispo pediu que os seminaristas apresentassem ao altar do Senhor, em forma de prece, as experiências vividas durante o período de missão.

Após a comunhão, foi entoada a antífona mariana “Regina Coeli” (Rainha do Céu), que expressa a alegria de Maria ao ver seu Filho ressuscitado. Ao final, todos se confraternizaram com um jantar festivo.

(Entrada dos seminaristas. Foto: Seminarista Maykel Galvão)

Autores: Seminaristas Mauro Filho, Ricardo Filho e Vinícius Ricarto

Fotos: Seminarista Maykel Galvão

Tags: Celebração, Páscoa, seminário