Dom Fernando Panico é homenageado na abertura do Jubileu dos Seminaristas

Como uma forma de agradecimento pelo apoio à formação dos futuros padres, os seminaristas do Seminário Diocesano São José, em Crato- CE, realizaram, na abertura do Jubileu dos Seminaristas, dia 19, com uma homenagem ao Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico. Na oportunidade foi lida uma carta de agradecimento e realizada a foto oficial com os formadores, seminaristas e o bispo para a placa que será introduzida no Seminário por ocasião do centenário diocesano.

O Jubileu dos Seminaristas acontece de 19 a 21 de setembro com uma programação voltada para oração e agradecimento pela caminhada centenária. Nestes dias todos os seminaristas se reunirem para refletir a vivencia dos 100 anos da Diocese, se fortificando para dar continuidade à igreja, como faziam os apóstolos de Jesus Cristo na igreja primitiva.

Hoje o Seminário da Diocese de Crato conta com 64 seminaristas sendo eles da própria Diocese e também da Diocese de Cajazeiras- PB, Diocese de Petrolina- PE, Diocese de Salgueiro- PE e Diocese de Iguatu- CE.

A esquerda Pe. Antônio Edson Bantim de Oliveira, Reitor do Seminário Diocesano São José, e a direita Dom Fernando Panico, Bispo da Diocese de Crato. (Foto: Reprodução)

Segue a Carta de Agradecimento na íntegra:

Crato- CE, 19 de setembro de 2014

V. Ex.ª Revma. Dom Fernando,

Em nome de todos os seminaristas que vivem e se munem da formação propícia ao sacerdócio neste casarão de São José, queremos manifestar, no início de nossa celebração jubilar, a nossa imensa gratidão por vossa solicitude em acolher a nossa resposta ao chamado de Deus e nos proporcionar as condições necessárias para que o nosso sim seja completo, sincero e decisivo.

Ao mesmo tempo queremos manifestar a nossa admiração pelo vosso espírito de Pastor e Missionário que nos inspira no nosso caminho vocacional. Muitas vezes, o pastor deve galgar montanhas íngremes, caminhos tortuosos; deve superar inúmeros desafios, enfrentar lobos ferozes que querem devastar o rebanho e isto pode fazer pensar ao pastor que o rebanho é indiferente ao seu penar. Queremos que V. Excelência saiba que este pequeno rebanho de vocacionados acompanha com a oração sincera e a amizade verdadeira os caminhos que o Senhor da Messe tem posto diante dos passos de vosso pastoreio e, se caminhamos firmes e sem temor, é porque vemos o vosso testemunho de perseverança e fidelidade.

Pedimos à Virgem da Penha e ao nosso augusto padroeiro São José nos mantenha unidos, pastor e rebanho, para que sejamos sempre impelidos a proclamar em alta voz e intrepidamente o Evangelho de Cristo que afugenta e submete o poder das trevas à luz da vitoriosa Cruz do Redentor.

Gratidão, eterna gratidão pelo vosso cuidado e pelo vosso ministério de pastor no meio de nós!

Seminaristas do Seminário Diocesano São José de Crato e sua equipe de formação!