Diocese de Crato sedia encontro estadual de aprofundamento da Infância e Adolescência Missionária

De 21 a 23 de novembro a Diocese de Crato sediou o encontro de aprofundamento da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Participaram da formação assessores, padres, crianças e adolescentes de todo o Regional Nordeste I da CNBB e a programação se realizou no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE, e na colina do Horto, em Juazeiro do Norte.

O encontro abordou temas da atualidade que contribuem para a evangelização na modernidade como, por exemplo, “Comunicação e Orientações sobre a IAM na escola”, que teve como facilitador o secretário nacional da IAM, Pe. André Luiz Negreiros.

A realidade de cada diocese no trabalho com a IAM e a JM (Juventude Missionária) também foi discutida e o secretário fez a partilha das decisões tomadas no congresso americano da IAM realizado em maio deste ano. Como novos passos de planejamento foi realizada a eleição da nova equipe estadual da IAM: coordenadora Estefânia Lima (Arquidiocese de Fortaleza), vice coordenadora Socorro Farias (Diocese de Crato), secretária Ariane Gleicie (Arquidiocese de Fortaleza), tesoureiro Kelson Bruno (Diocese de Sobral) e responsável pela comunicação Oolibama (Arquidiocese de Fortaleza), ficando Arlane Markely ,atual coordenadora estadual, como assessora. A nova equipe deverá iniciar seu mandato em janeiro de 2015, sendo o mesmo de dois anos.

Celebração da Santa Missa na Colina do Horto. (Foto: Reprodução)

Os participantes além de organizarem o calendário para 2015, também decidiram que a realização do congresso estadual acontecerá a cada dois anos e do aprofundamento anualmente, sendo escolhida a diocese de Tianguá para acolher o próximo.

No Horto

No ultimo dia do encontro, 23, os 53 representantes de 7 dioceses do Estado reuniram-se com mais de 500 crianças e adolescentes dos grupos de Infância e adolescência missionária da Diocese de Crato, que foram acolhidos nas proximidades da estátua do Pe. Cícero na cidade de Juazeiro do Norte.

Na colina do Horto todos participaram da missa em ação de graças pelos 20 anos de caminhada diocesana da obra .A celebração foi presidida pelos Padres José Vicente, vigário geral da diocese, e ao término os participantes foram todos animados pelo seminarista Flávio Lorrany da cidade de Triunfo- PE que realizou um show missionário.

*Com informações e fotos da IAM da Diocese de Crato