Diocese de Crato celebra centenário do Movimento Apostólico de Schoenstatt

O Movimento de Schoenstatt, um dos mais antigos da igreja católica, celebrou seu primeiro centenário este ano (1914-2014). Na Diocese de Crato ele está presente há 25 anos e hoje, 30, mais de três mil pessoas se reuniram no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte- CE, para celebrar este momento especial com uma programação que contou com momentos importantes como a renovação da aliança de amor a Mãe, Rainha e vencedora três vezes admirável, meditação do terço das rosas e a celebração da Santa Missa presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelo diretor regional do Nordeste e Reitor do Santuário, Pe. Pedro Cabello, o diretor espiritual diocesano, Pe. José Ricardo de Barros Sales, e vários padres da diocese.

A nível mundial a celebração do centenário aconteceu dia 18 de outubro, porém para uma melhor organização devido o centenário da diocese ter ocorrido no mesmo mês (20 de outubro), a coordenação diocesana adiou a comemoração para o mês de novembro. Para o diretor espiritual diocesano a resposta dos fieis ao convite para participar desta comemoração é uma demonstração de fidelidade à intercessão de Maria. “Este é um movimento que está presente em todas as paróquias da diocese e nos ajuda na evangelização, catequese e promoção da família. Sinto-me agradecido a Deus e a Dom Fernando por ter me confiado à direção espiritual deste movimento e agora celebramos os cem anos nos projetando para o futuro, fazendo com que eles cresça sempre mais em nossa diocese”, disse.

Criança fazendo suas orações na celebração do centenário do Movimento de Schoenstatt. (Foto: Patrícia Silva)

Em todos os meses aproximadamente cento e vinte mil famílias recebem a visita da Mãe Peregrina na Diocese de Crato, fato que para o bispo diocesano é uma graça que Deus oferece a igreja. “É a Mãe que vai ao encontro de seus filhos, para ensiná-los lá onde eles vivem. É Maria que entra em nossos lares, em nossas casas trazendo as bênçãos do seu filho, Jesus. Ela como mãe solicita compreende as nossas dificuldades, os nossos problemas. Maria peregrina que representa a igreja que caminha. O movimento da Mãe peregrina é uma bênção para nossa igreja”, falou.

Segundo a aposentada Maria de Lourdes Vieira, conhecida como Lurdinha da Mãe Rainha, que recebe a Mãe Peregrina há 25 anos, a visita da Mãe Rainha é um grande meio de evangelização, propiciando paz nas famílias, ensinando o povo a rezar e amar uns aos outros.

Com a liturgia deste dia a igreja iniciou mais um ano litúrgico com o tempo do Advento e ao final da celebração foi realizada a coroação da imagem diocesana da Mãe Rainha.

Dom Fernando coroando a imagem diocesana da Mãe Rainha e Vencedora três vezes admirável de Schoenstatt. (Foto: Patrícia Silva)

O Movimento

O Movimento de Schoenstatt foi fundado pelo Pe. Kentenich. Seu nome teve origem no lugar onde teve inicio, em Schoenstatt, um bairro do povoado de Vallendar, na Alemanha, em uma modesta capela consagrada a Virgem Maria, o “Santuário Original”, que interpreta através de sua fundação como uma aliança de amor, segundo o modelo bíblico da aliança de Deus com os homens.

“Para mim é muito emocionante ver esta quantidade de pessoas em um dia de domingo, deixando suas comunidades para estar aqui. Sentimos que temos material humano para construir o movimento aqui também. Temos um trabalho muito lindo com as famílias e o Santo Padre, o Papa Francisco, vem pedido o cuidado pelas famílias que vem sendo a instituição mais agredida neste momento. ‘Acompanhe as famílias, não as abandone’ pediu o Santo Papa para nós. Nossa contribuição para atender ao apelo do Papa Francisco inicia levando a pessoa a uma devoção mariana e justamente Maria que entende de família e leva as pessoas a formarem novas famílias. Ela contribui para a santidade da vida familiar e leva todos a Jesus” falou o diretor regional do Nordeste.