Com o padre Cícero, compreender e praticar a lei do amor

Conforme acontece tradicionalmente em todo dia 20 de cada mês, católicos lotam a praça da Capela do Socorro para participarem da missa em memória do padre Cícero Romão Batista. Neste mês de junho não foi diferente. A celebração presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada por padres da diocese de Crato e de outras dioceses, em plena terça- feira, fez raiar logo cedo, às 6h, o brilho de esperança na vida do povo romeiro.

Recordando os ensinamentos de Jesus praticados pelo padre Cícero, dom Pastana falou sobre o caminho da santidade que o romeiro deve trilhar, a adesão a lei do amor e necessidade de uma fé com obras. “Todos nós somos capazes de sermos santos, mas para isso é necessário conquistar o que Deus nos deu. É necessário executar. O Senhor escreveu uma nova lei em nosso coração: a lei do amor. ‘Amai os vossos inimigos, rezai por aqueles que vos perseguem’. É o amor que transforma a vida e não a lei. A lei nos faz cumprir por obrigação, o amor por convencimento. O padre Cícero compreendeu este ensinamento de Jesus, por isso continua vivo em nossos corações”, disse o bispo.

Momento da Oração Eucarística. (Foto: Patrícia Silva)

Como milhares de romeiros que vêm a Juazeiro do Norte em peregrinação, vários padres também enxergam nos ensinamentos do padre Cícero um enriquecimento vocacional. Na celebração de hoje, por exemplo, um dos sacerdotes que concelebrou foi padre José Raimundo dos Santos, da diocese de Paulo Afonso, da Bahia, e segundo ele estar em Juazeiro do Norte o faz reabastecer as forças para continuar a caminhada. “Participar da missa do dia 20 é reviver com o povo de Juazeiro a experiência de Cristo que o padre Cícero fez. A gente, como padres romeiros, vêm beber da devoção popular para enriquecer o nosso ministério nos lugares onde o exercemos. Aprendemos a ter amor ao padre Cícero pelo povo e acabamos voltando”, falou o padre que de tanto vir a Juazeiro do Norte nem enumera mais suas visitas.

Ao final da celebração o padre Cícero José da Silva, pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, lançou a rifa de um carro Fiat 0km que será sorteado no dia primeiro de novembro, na praça dos romeiros. Mais informações podem ser adquiridas na secretaria da Basílica e da Capela do Socorro, ou com os agentes de pastorais.

O carro do sorteio esteve exposto durante a celebração. (Foto: Patrícia Silva)