Notícia da Diocese

Bendito aquele que veio: Há um ano, dom Gilberto Pastana era nomeado bispo coadjutor da diocese de Crato

Autor: Assessoria de Comunicação

Era quarta-feira de manhã quando dom Fernando Panico, dos estúdios da Rádio Educadora do Cariri, anunciou: “É com grande alegria que comunico ao povo de Deus da Igreja Particular de Crato que, hoje, dia dezoito de maio de 2016, o Santo Padre Papa Francisco, atendendo ao meu pedido, nomeou um bispo coadjutor para compartilhar o pastoreio da nossa diocese”.

A escolha do papa recaiu sobre dom Gilberto Pastana de Oliveira, então bispo da diocese de Imperatriz, no Maranhão.

“Foi unicamente confiando no Senhor que humildemente aceitei mais esse desafio de, a partir de hoje, somar junto a Dom Fernando no pastoreio desta diocese missionária e romeira de Crato […] abençoada terra do “padim” padre Cícero. Que Igreja bonita eu encontro! Espero humildemente, junto com Dom Fernando, continuar o legado de todos esses predecessores”, afirmou, quando da sua apresentação ao povo diocesano, em 17 de julho, ao comentar o desafio de atuar como bispo coadjutor e as expectativas de ajudar no pastoreio da diocese.

Desde aquele anúncio, um intenso caminho foi percorrido. O estilo pastoral com o qual dom Pastana exerce o Ministério, a linguagem humana no encontro com as pessoas, o social sempre presente às homilias, discursos, ensinamentos e orientações, as visitas a cada padre, as celebrações da Crisma, dentre outros elementos, logo suscitaram muita alegria e esperança na Igreja.

Exultante de alegria no Senhor, a diocese de Crato e todo o povo de Deus, elevam preces de gratidão pela nomeação de dom Gilberto, o pastor que está realizando uma obra profunda de edificação da Igreja de Crato, dando continuidade ao trabalho iniciado pelos bispos anteriores.

[Padre José Vicente, vigário-geral da diocese de Crato, comenta nomeação e deixa mensagem especial a dom Gilberto. Assista no vídeo]

Perfil

Dom Gilberto Pastana de Oliveira, nascido em Boim- PA, tem sessenta anos, sendo trinta e um dedicados ao sacerdócio. Foi bispo da diocese de Imperatriz durante dez anos. É Mestre em Teologia com especialização em Teologia Espiritual, Roma-Itália. Ordenado bispo em 28 de outubro de 2005, seu lema é “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”.

Dentre as atividades desenvolvidas antes do episcopado, dom Gilberto já foi Reitor do Seminário São Pio X (1987-1990), Vice-Reitor do Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar, Belém-PA (1996), Coordenador do Departamento de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional-IPAR, Belém-PA (1996-1998) e Diretor da Rede Vida de Televisão (2000-2005).

[Padre Valdeci Martins, vigário-geral da diocese de Imperatriz, também deixa mensagem especial a dom Gilberto pelos anos dedicados a essa Igreja Particular. Confira]

Tags: Bispo Coadjutor, Dom Gilberto, Nomeação

Seu endereço de email não será publicado.requerido