A Eucaristia nos faz Igreja, Comunidade de Amor

Ao fim da tarde desta quinta-feira, 15 de junho, quando toda a igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, centenas de fiéis participaram da Santa Missa na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato-CE, presidida por Dom Gilberto Pastana (bispo diocesano) e concelebrada por Monsenhor Bosco Cartaxo(reitor do Santuário Eucarístico Diocesano), Padre Rocildo Alves (chanceler da diocese), Padre José Vicente (cura da Catedral), Padre Acúrcio Barros (reitor do Seminário São José), Padre Cicero Luciano (reitor do Seminário Propedêutico) e Padre Aureliano Gondim (administrador paroquial da Paróquia de Fátima).

A solenidade deste dia faz memória ao ápice de fé católica, o Cristo que se dá em alimento na Eucaristia, Pão e Vinho, Corpo e Sangue. Celebrada na quinta-feira, após o domingo da Trindade, a festa de Corpus Christi, comemora o Santíssimo Sacramento, a Eucaristia, que sai às ruas, em procissão, junto à multidão que louva e agradece pelo alimento que sustenta a alma.

“Isto é meu corpo tomai e comei, isto é meu sangue tomai e bebei, fazei isto em memória de mim (cf Lucas 22). Este corpo e esse sangue do Senhor que é alimento para nossa fé, que é alimento para a vida eterna. a. A celebração de Corpus Christi é o único dia em que esse corpo é transladado, quer dizer, a procissão dos fiéis que seguem esse corpo da unidade, esse corpo do alimento da eternidade, que garante a todos nós a salvação”, disse Dom Gilberto Pastana, ao iniciar sua homilia.

(Homilia: “O corpo e esse sangue do Senhor é alimento para nossa fé, é alimento para a vida eterna. Foto: Patrícia Mirelly)

Reflexiva e profunda, as palavras do pastor diocesano fizeram recordação ao povo que saiu do deserto, em caminhada, em busca de uma vida livre, alimentados pela palavra de Deus. “Nós caminhamos nesta vida, mas para onde caminhamos e onde queremos chegar? Temos, pois, uma nova razão para viver e buscar a vida eterna, Jesus, que se apresenta como alimento do céu. Há uma só maneira de chegarmos ao céu: nos alimentar de Jesus, palavra e eucaristia”, disse ele.

Sobre a realidade de nosso pais, alertou: “Alimentada no dinheiro e no poder, nossa sociedade, cheia de hipocrisia, se afasta do verdadeiro alimento. Jesus vem, então, como nova Carne, Eucaristia que nos traz nova vida, na esperança do Reino do Céu, mas é preciso que alimentados desse corpo, vivamos também os valores, aprendendo com ele a amar e cuidar do irmão, desejando prosseguir nos caminhos do Senhor. Nos fortaleçamos no reino de Deus, não no reino do mundo. Alimentemos esse desejo do pão que é Jesus, o pão que veio do céu”, exortou.

Comunidade de Amor

Com uma multidão de fiéis no patamar da Sé Catedral, a procissão de Corpus Christi saiu ao som de “glórias a Jesus na Hóstia Santa”.

Durante o percurso, a benção do Santíssimo Sacramento aconteceu em três lugares: na Matriz de Nossa Senhora
de Fátima, Comunidade Madre Paula e Santuário Eucarístico Diocesano. No momento da bênção, em oração, Dom Gilberto pedia aos fiéis que rezassem pelos enfermos, pelos religiosos e padres e também pela pátria, que tanto vem sofrendo. Ao findar a procissão, motivou-os a externarem como tinham vivido esse momento e pediu que, levando Jesus Eucarístico em seus corações, pudessem também levá-lo àqueles que encontrassem pelo caminho.

Pequena Catequese com Dom Gilberto: Corpus Christi e o Ano Mariano

“Quem come deste pão viverá eternamente” (cf. Jo3,51).

De acordo com Dom Gilberto, “a festa de Corpus Christi é o dia em que todos nós, cristãos, devotamente, manifestamos, publicamente, nossa fé em Jesus sacramentado e carregamos Ele conosco, não somente em nosso interior, mas também externamente, para que todos aqueles que não O conhecem ou todos aqueles que não experimentam desse banquete, dessa refeição, possam também um dia ter essa possibilidade de se alimentar desse
alimento, pão vivo do céu, que nos garante a salvação. E neste ano Mariano, dedicado a Nossa Senhora pelos 100 anos de aparição em Fátima e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora em Aparecida, nós reverenciamos aquela que porta e que carregou Jesus, aquele sacrário que trouxe Jesus para a humanidade como nosso Senhor e Salvador”.

(Fiéis acompanharam, emocionados, todo o percurso)