Diáconos Permanentes emitem Nota de Solidariedade a Dom Fernando Panico

Nesta final de semana os Diáconos Permanentes da Diocese de Crato realizaram um retiro espiritual e, em comunhão com o que o Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, está passando, emitiram uma Nota de Solidariedade hoje, 23, expressando apoio e oração ao pastor diocesano, que inclusive foi o bispo que ordenou a primeira turma de Diáconos Permanentes da Diocese de Crato.

Na nota os diáconos afirmam que acreditam na integridade moral, religiosa e administrativa de Dom Fernando e, sobre o pastoreio do Bispo, dizem que “Já são decorridos 14 anos de um pastoreio fecundo e que se estampa aos nossos olhos por tantos gestos e realizações”.

Por ocasião do Ano Santo da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco, e que terá seu início no dia 8 de dezembro deste ano, os diáconos dizem esperar que as pessoas que estão tentando denegrir a imagem do Bispo, se arrependam, peçam perdão e que não voltem a causar mal a outras pessoas.

Confira a Nota na íntegra:

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Nós, diáconos Permanentes da Diocese de Crato, conscientes de que ao bispo está intimamente ligado ao nosso ministério, que também é comunhão e serviço à verdade, indignados diante de tantas infâmias assacadas contra Dom Fernando Panico, nosso amado bispo diocesano, não podemos ficar indiferentes. Percebemos que, como ondas, elas sempre retornam para difamar e destruir.

Às pessoas que se juntaram para esse fim, e conhecemos algumas, queremos dizer que, para além dos ataques ao Pastor da Igreja de Crato, há uma indisfarçável destruição da própria Igreja que se faz presente no Cariri. A maldade de poucos tem causado estragos em muitos.

Não podemos permanecer calados, inertes. Impõe-se-nos falar em defesa dele e Dela (a Igreja). Levantar a nossa voz é até dever cristão e diaconal, pois “o diácono está especialmente ligado ao Bispo nas tarefas de sua “diaconia”, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, citando Santo Hipólito (§ 1.569).

Não fazemos desta nota um contra-ataque àqueles e àquelas que se uniram para fazer o mal. Ela quer ser apenas a voz daqueles que, por estarem próximos a Dom Fernando, continuam acreditando na sua integridade moral, religiosa e administrativa. São já decorridos 14 anos de um pastoreio fecundo e que se estampa aos nossos olhos por tantos gestos e realizações.

Todos os meios, queremos crer, já foram usados para ferir e macular o Bispo Diocesano de Crato. Todo expediente já foi imaginado e todo ardil foi encetado para afastá-lo do nosso meio. Por quê? Para quê? A quem tanto interessa tudo isso? Já escreveram e espalharam cartas anônimas consecutivas, já fizeram denúncias à Nunciatura Apostólica, já escreveram à Cúria Romana, já produziram material jornalístico da mais sórdida espécie etc., porém, incansáveis, agora utilizam uma pessoa para atirar mais uma pedra e tentar enodoar sua ilibada vida moral. Deploramos tudo isto.

Pedimos e sugerimos que, aproveitando o ano Jubilar da Misericórdia, essas pessoas reflitam a amplitude de tudo aquilo que já fizeram, que se arrependam, peçam o perdão e não tornem a agir na insensatez de quem não consegue enxergar o mal que estão fazendo.

Caso desejem prosseguir nesse itinerário criminoso e abjeto, saibam que nossa voz e nossa solidariedade a Dom Fernando Panico e à Igreja sempre se levantarão, doravante, até que a paz volte a reinar entre nós, Povo escolhido e amado de Deus e da Mãe da Penha.

Crato (CE), 23 de agosto de 2015.

Diácono José Oliveira Cavalcante

Diácono Francisco de Assis Brito Crato