Paróquia Nossa Senhora de Fátima é escolhida para ser Paróquia Modelo da dimensão pastoral

Sábado, 18, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato – CE, realizou a assembleia paroquial, que contou com a presença de agentes de pastoral e 37 seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia do Seminário Diocesano São José de Crato, que estarão contribuindo para o crescimento pastoral da paróquia neste ano de 2015. A igreja matriz foi escolhida neste ano para ser a paróquia modelo da dimensão pastoral.

A assembleia que foi assessorada pelo Padre Vileci Vidal, coordenador diocesano de pastoral e formador da dimensão pastoral do Seminário São José, aconteceu em três momentos. Na primeira parte foi feito um aprofundamento do documento 100 da CNBB: Comunidade de comunidades, uma nova Paróquia, fazendo os participantes compreender as razões da reestruturação de uma nova paróquia como comunidade de comunidades. O segundo momento foi marcado pela escuta das necessidades para a ação evangelizadora nas comunidades que compõe a paróquia e seus desafios para evangelização. E na terceira parte foram apresentados os elementos estruturantes de uma comunidade eclesial para dar início à construção de um plano de ação pastoral paroquial.

Pe. Vileci Basílio Vidal no momento da formação. (Foto: Árysson Magalhães)

Partindo de uma parceria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima com o Seminário São José, este ano a matriz foi escolhida para ser a paróquia modelo, um laboratório de formação pastoral dos seminaristas, algo novo tanto para a formação dos seminaristas como para a própria paróquia, é o que afirma o pároco, Padre José Vicente. “É uma dupla expectativa, nossa comunidade será enriquecida com a presença dos seminaristas e a paróquia contribuirá para a formação dos futuros sacerdotes. Esperamos que aconteça uma perfeita comunhão entre paróquia e as comunidades. Os setores serão contempladas a partir de visitas programadas dos seminaristas e escuta atenta que os mesmos farão às necessidades pastorais e o entendimento entre eles e as comunidades, gerando uma qualidade das atividades pastorais.”, afirmou.

O seminarista da Diocese de Cajazeiras, Alberto Bezerra, aluno do 4º ano de Teologia, falou ser uma experiência nova para todos os seminaristas, que antes habituados em um contexto paroquial mais amplo na formação sacerdotal, passarão agora por um acompanhamento mais personalizado por parte dos padres formadores, e expressou sua positiva expectativa dessa etapa para os seminaristas no processo formativo: “É uma expectativa muito positiva. Essa experiência pode vir a enriquecer a vivência pastoral, não só dos seminaristas, mas também da paróquia. É uma parceria que sem dúvida alguma dará certo!”, disse.

Anteriormente, a ação pastoral do Seminário São José acontecia de forma descentralizada, onde os seminaristas, aos fins de semana, eram dirigidos à quase todas as paróquias da diocese e pastorais diocesanas.