“O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11)

O Bispo Diocesano, Dom Fenando Panico, visitou a comunidade do Sítio Barriguda, pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porteiras – CE, por ocasião da Dedicação do novo Altar da Capela Nossa Senhora das Dores, reaberta aos fiéis após meses de reforma e obras de restauro. A visita aconteceu na tarde da última terça-feira, dia 21 de julho.

Na ocasião, Dom Fernando foi acolhido pela comunidade ao som do cântico “Foi bom conhecer você”, de autoria de uma das moradoras do sítio. Em seguida, recebeu homenagens das autoridades locais e também de membros da comunidade, que leram um breve histórico da capela, cuja escolha da padroeira, Nossa Senhora das Dores, faz referência a devoção dos moradores às romarias de Juazeiro do Norte.

porteiras
Momento da bênção do novo altar. (Foto: Arialdo Duarte)

O pastor diocesano presidiu a primeira missa com o altar totalmente pronto ao lado do padre José Sampaio, pároco local. Emoção, alegria e, principalmente, devoção conduziram a solene celebração de Dedicação do Altar, acompanhada por centenas de fiéis das comunidades circunvizinhas, movimentos e pastorais da Igreja, além de autoridades municipais.

Com a visita do bispo, a Capela de Nossa Senhora das Dores volta a reativar suas funções religiosas, de modo especial para a implantação do Santíssimo Sacramento e a nomeação de três ministras extraordinárias da comunhão, escolhias pela própria comunidade, sob as orientações pároco e licença de Dom Fernando. Agora, as celebrações litúrgicas passam a ser realizadas aos domingos e quintas-feiras.

Fiéis na celebração da dedicação do novo altar. (Foto: Arialdo Duarte)