Em Barbalha, tradicional festa de Santo Antônio é concluída com grande fé e devoção

Nesta terça- feira, dia 13 de junho, a terra dos verdes canaviais amanheceu ainda mais bela, pois o nascer do sol anunciava o início do dia de festa em hora a Santo Antônio, padroeiro da cidade. A missa solene, presidida por dom Gilberto Pastana às 9h, deixou a Igreja Matriz repleta de fiéis que com devoção participaram de cada momento da celebração.

De início a banda municipal acolheu os fiéis na porta da Igreja. Após o cortejo de entrada, entrou também o andor com as imagens de Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida, replica trazida por dom Gilberto do Santuário Nacional. Inclusive o tema da festividade que foi “Santo Antônio, servo fiel da Virgem Maria”, foi escolhido devido as comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem da padroeira no Brasil no Rio Paraíba do Sul.

No vídeo abaixo a comunidade cantando o hino do padroeiro:

“Este ano nós destacamos duas virtudes da Virgem Maria que era admirada por Santo Antônio: a obediência e o serviço. Santo Antônio se destaca, sobretudo, por meio do  serviço aos pobres. Ele foi capaz de servir a Deus presente no pobre necessitado, partilhando o que tinha com os necessitados, inclusive um dos milagres de Santo Antônio é o milagre da partilha do pão”, contou o pároco, padre Cícero Alencar, afirmando ainda que a festa deste ano foi superior dos anos anteriores em número de participantes.

Falando em milagre do pão, ao final da missa, um gesto recordou esse momento da vida do padroeiro. Algumas bacias cheias de pães foram levadas até a frente do altar logo que foi terminada de cantar a última estrofe do hino de Santo Antônio. O bispo aspergiu com água benta os pães e eles foram partilhados. Dom Gilberto ainda fez um pedido: “Levem um pedaço do pão para alguém que não veio e diga: ‘Lembrei de você’”.

Momento da bênção dos pães. (Foto: Patrícia Silva)

A professora aposentada, Ninete Duarte, foi uma das pessoas que pegou um pedaço de um dos pães. Ela disse que comeu já na certeza que alcançará do santo a graça pedida. “Ele sempre me dá o que eu peço. Sinto uma alegria muito grande ao receber o pão, uma paz na alma”, falou.

Ao meio dia aconteceu a salva de fogos e logo mais, às 16h, a procissão solene selará com chave de ouro os festejos iniciados dia 28 de maio.

Devoção a Santo Antônio na diocese

São cinco paróquias na diocese de Crato que tem Santo Antônio como padroeiro. Até hoje pela manhã dom Gilberto presidiu a Santa Missa em quatro delas: Araripe, Antonina do Norte, Jardim e Barbalha; logo mais, às 16h, ele estará em Barro onde concluirá o ciclo de celebrações, celebrando assim nas cinco Igrejas Matrizes que tem como padroeiro o primeiro dos santos juninos.

concelebrada pelo pároco e outros padres da diocese de Crato. (Foto: Patrícia Silva)

“É sempre bom recordar o testemunho de Santo Antônio que foi um exímio pregador. Santo Antônio começou a sua vida religiosa nos Agostinianos, depois conheceu os Franciscanos e se tornou este grande pregador”, falou o bispo.

Dom Gilberto também destacou a importância da festa de Barbalha para o campo religioso e cultural, ressaltando que a cultura deve ser batizada pela fé. “É importante que a cultura receba os elementos culturais da fé. Vamos tentar conservar a participação do povo fazendo com que cada ano mais as pessoas possam, a partir do evangelho e da pregação de Santo Antônio, melhorar a sua vida no que tange o destino que deve ser sempre o reino dos céus”, concluiu.

Esta foi a primeira vez que dom Gilberto acompanhou a festividade de Santo Antônio nas paróquias da diocese de Crato.