Conselho de Pastoral Paroquial e a vivência da unidade

Com papel e caneta nas mãos, membros da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Assaré, acompanharam atentos, no salão paroquial, a formação assessorada por dom Gilberto Pastana, na manhã de hoje, dia 8, sobre a organização e atuação do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP).

As reuniões com os membros da paróquia, que acontecia apenas em caráter formativo, passaram, a partir de fevereiro, mês em que foi criado o conselho, a ter discussões mais abrangentes sobre as atividades e ações das comunidades, contando com uma participação mais efetiva dos leigos. “Nós, enquanto leigos, nos sentimos importantes, porque com essa formação do conselho se cria automaticamente, dentro da paróquia, um espaço maior de discussão, onde todas as decisões, inclusive no âmbito econômico, passam pelo conselho e uma vez passando pelo conselho teremos maiores chances, à luz do Espírito Santo, de tomar decisões acertadas e fazer com que a comunidade cresça vivenciando a fé”, disse Luciano Lima, coordenador do conselho.

No início do encontro todos os membros foram apresentados, inclusive os quatro da Paróquia de Santo Antônio, de Antonina do Norte, que participaram junto ao pároco, padre César Retrão. (Foto: Patrícia Silva)

Além de orientar os fiéis a prática do “ir” ao encontro, a própria ação do bispo diocesano de fazer parte da equipe de formação indo até as paróquias, reacende a necessidade, descrita no documento de Aparecida (DAp n. 340), da evangelização a partir das paróquias e bases eclesiais, tidas como células vivas da Igreja diocesana. “Das cinquenta e sete paróquias  e três áreas pastorais da diocese de Crato, somente dezoito tinha conselhos, por isso estamos tentando partilhar as experiências para ver se a gente unifica as ações, afinal somos Igreja e como Igreja devemos pensar juntos e agir juntos. É importante planejarmos. O cristão deve saber o que quer, Deus não nos colocou no mundo por acaso”, ressaltou dom Pastana.

A expectativa a partir de agora, segundo o pároco, padre Ronaldo Oliveira, é de que se tenha uma Igreja ainda mais unida, caminhando junto, atuando na mesma linha de pensamento e fazendo os encaminhamentos da missão e organização estrutural, em comunhão com o Plano Diocesano de Pastoral, pois “quando não há conselho, a tendência é que toda comunidade faça do seu jeito, caminhe isoladamente”.

O CPP de Assaré, composto por trinta e cinco membros representantes das dezesseis comunidades, pastorais e movimentos, se reúne sempre no primeiro sábado de cada mês.