A comunidade se rejubila no Senhor: jovens de Iara recebem sacramento da Crisma

A paróquia de Iara, distrito do Barro, tem por padroeira a Imaculada Conceição. A criação da paróquia é recente, tem apenas três. Com doze comunidades, está localizada na Região Forania III, ao lado das paróquias de Barro, Mauriti, Palestina (distrito), Milagres, Missão Velha, Jamacaru (distrito) Abaiara, Brejo Santo, Porteiras, Jati, Jardim e Penaforte.

Na noite desta quinta-feira (20), Oitava da Páscoa, a comunidade participou da segunda celebração do sacramento da Crisma. A primeira aconteceu em 2015, presidida pelo então bispo diocesano, dom Fernando Panico.

Ao som de “Aleluias”, cantado por um coral que reunia crianças, adolescentes e adultos, a cerimônia congregou noventa jovens à Igreja Matriz, enquanto o repicar do sino, qual toque das antigas Igrejas, tratou de anunciar à comunidade tão significativo momento.

Presidindo a celebração, o bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, ao lado do pároco, padre Valderi Tavares, lembrou à comunidade, aos pais e aos padrinhos, a missão de zelar por estes que hoje “recebem o sacramento da maturidade cristã”. E que devem fazê-lo, abrindo espaço para desenvolverem seus dons e talentos. Enquanto aos jovens, exortou: “Vocês, hoje, recebem uma graça especial, uma força do alto. Vençam o comodismo e sejam fortes”.

(Igreja Matriz da Imaculada Conceição: comunidade reunida para celebrar “a maturidade da fé”. Foto: Patrícia Mirelly)

Protagonista no Senhor

Após preparação de um ano e meio, tomando como inspiração de vida as palavras do pastor diocese de sair “do sofá e ser protagonista na comunidade”, o estudante Fernando Moura, de 19 anos, afirmou, confiante, que o sacramento da Crisma lhe “abriu um espaço no coração que há muito tempo era fechado”. “Sinto que só de participar da Igreja, eu posso fazer outras pessoas participarem também”.

Rogério de Oliveira, com igual alegria, afirmou estar “muito alegre, com a graça de Deus que fortalece o espírito da pessoa”. Ele e outros três participaram da catequese de adultos. Hoje, contentes e agradecidos, concretizaram o sonho de receber o sacramento da Crisma, após dois anos de preparação.

(Dom Gilberto ao lado do corpo celebrativo. Foto: Patrícia Mirelly)