Paróquia São José do Limoeiro se prepara para sediar o 22º Grito dos Excluídos

A Paróquia São José do Limoeiro reuniu nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, os integrantes de diversas comunidades e pastorais no intuito de articular os preparativos para o Grito dos Excluídos 2016, que acontecerá dia 7 de setembro, com o tema “Vida em primeiro lugar” e o lema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!”. Pela primeira vez a paróquia sedia este evento, que neste ano será realizado a nível diocesano.

O Grito dos Excluídos, na Paróquia de São José, será antecedido pela realização da Semana da Cidadania, que acontece de 1 a 6 de setembro na Associação Nova Nazaré – Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o pároco, Pe. José Adelino Martins Dantas, a já tradicional manifestação popular que a cada ano traz um “pedido de socorro”, seja à sociedade civil ou ao poder público, tem como foco a defesa e cuidado do meio ambiente. Na paróquia São José é trabalhado também um tema a nível paroquial, que este ano explana a urgência de desenvolvimento de um projeto de saneamento e preservação dos recursos hídricos em Juazeiro do Norte: “Salve o riacho das Timbaúbas. Saneamento básico, já!”

grito

• Semana da Cidadania

Primeira noite – dia 1º de setembro às 19:00h – Quinta-feira

Tema: Grito dos Excluídos Nacional e Local – Explicação

Local: Comunidade de Santo Expedito – Rua 105, nº 19 – Bairro Tiradentes

Segunda noite – dia 2 de setembro às 19:00h – Sexta-feira

Tema: Por que tanto lixo?

Local: Comunidade Santa Margarida Maria Alacoque – Bairro Campo Alegre

Terceira noite – dia 3 de setembro às 19:00h – Sábado

Tema: Água, direito e responsabilidade de todos.

Local: Comunidade JESC – Bairro Limoeiro II (Próximo à UPA)

Quarta dia – dia 4 de setembro às 07:00h – Domingo

Participação: Missa dominical

Local: Igreja Matriz de São José do Limoeiro – Bairro Limoeiro

Quinta noite – dia 5 de setembro às 19:00h – Segunda-feira

Tema: O ser humano: O único capaz de amar e criar… também de destruir!

Local: Comunidade Nossa Senhora das Mercês – Salão de Oração Porta do Céu – Bairro Timbaúbas.

Sexta noite – dia 6 de setembro às 19:00h – Terça-feira

Tema: Nosso compromisso: consumir menos, para preservar mais.

Local: Limoeiro I – Salão novo da Paróquia São José do Limoeiro.

• Grito dos Excluídos

Dia 7 de Setembro – Quarta-feira

Concentração: 07:00h em frente à Matriz de São José do Limoeiro, seguida de caminhada pelas ruas do bairro para exposição das reivindicações e protestos, culminando com a chegada na escola Tabelião Expedito.