Na Paróquia de Várzea Alegre, duas capelas são abençoadas por Dom Gilberto

Na Paróquia de São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre, a 81 km de Crato, as comunidades Fortuna e Vacaria, ambas na zona rural, celebraram nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, a bênção de suas respectivas capelas. As cerimônias foram presididas pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, concelebradas pelo pároco local, Monsenhor José Mota Mendes, e o vigário paroquial, Padre Davi Neto.

Na Comunidade Fortuna, a 31 km da sede, a capela foi construída há 31 anos em honra de Nossa Senhora da Conceição. Com faixa na lateral do pequeno templo, os fiéis acolheram o pastor diocesano no fim da tarde. Enquanto cantavam “Eis-me aqui, Senhor”, animados pelo coral, empunhavam bandeiras azul e branca, em alusão ao manto da Virgem Mãe de Deus. Para a coordenadora, Maria Socorro Barbosa, “foi um momento de grande graça”, principalmente porque a capela passar a ter a presença de Jesus Eucarístico no novo tabernáculo.

No início da noite foi a vez da Comunidade Vacaria, a 22 km da sede, experimentar a mesma graça. A capela, construída há dez anos, é dedicada a Santa Isabel da Hungria. A coordenadora, Cícera Nunes Freitas, disse que as famílias viviam a expectativa há muitos dias. “É uma alegria imensa, estamos ainda estão surpresos”. Saiba mais sobre a padroeira: https://santo.cancaonova.com/santo/santa-isabel-da-hungria-padroeira-da-ordem-terceira-franciscana/

Ao abençoar as duas capelas, Dom Gilberto desejou que elas sejam sempre locais para a “celebração da confirmação da fé”, onde, em diálogo com Jesus, todos possam dizer “quem é Ele para nós e quem nós somos para ele”.

Pequena catequese:

Segundo o Missal Romano [livro onde se encontram os ritos das diversas celebrações] as  bênçãos são ações litúrgicas da Igreja. Por isso a celebração deve ser comunitária, para que os fiéis sejam induzidos a unirem-se com o coração e com os lábios à voz da Mãe [Igreja]. O rito é feito com aspersão de água nas paredes, para purifica-las, e no povo, em sinal de penitência e em lembrança do batismo.

<< Depois da bênção final, os fiéis receberam das mãos do bispo um livro com devoções populares. >>
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação