Dom Gilberto entregando a provisão ao padre Antônio. (Foto: Priscila Araújo)

Na celebração da epifania, padre Antônio Luís assume a Paróquia São José

A partir deste domingo, 7 de janeiro, dia da epifania do Senhor, a Paróquia São José, localizada em Missão Velha, terá novo pároco. Agora, o padre Antônio Luís do Nascimento assumirá a administração paroquial. A posse aconteceu durante a missa dominical, presidida por dom Gilberto Pastana, na Igreja Matriz.

Não só a comunidade de Missão Velha esteve presente na celebração, mas também fiéis de Nova Olinda, onde o padre Antônio exercia o sacerdócio, e de outros municípios vizinhos. Seis presbíteros da diocese concelebraram a missa e, dentre eles, estava o padre Joaquim Ivo, a quem o padre Antônio está sucedendo.

Ao padre Ivo, dom Gilberto agradeceu por todo o pastoreio realizado nos anos que passou à frente da paróquia São José e pela contribuição que tem dado a diocese de Crato. Ao padre Antônio, o bispo desejou um pastoreio fecundo para que, na condução do povo de Deus, os fiéis encontrem sempre o Senhor e acolham Sua manifestação, dando sentido a vida, em busca do reino de Deus.

Referindo-se ao rito de posse, que inicia com o recebimento da chave da Igreja e a abertura da porta, dom Pastana pediu que, pároco e paroquianos, abram os corações para trabalharem juntos, em comunidade, no serviço de evangelizar. “A primeira atitude é entrar. Que essa simbologia da abertura da porta faça com que vocês entreguem a chave do seu coração para o padre entrar e o contrário também. Padre Antônio inicia seu ministério abrindo a porta para que todos entrem: ‘Sejam todos bem-vindos, aqui é a casa do Senhor, aqui celebramos a vida do povo a luz da fé’. Não celebramos ideia, mas sim acontecimentos. A vida de Jesus se dá no altar, ele doa sua vida por nós, se sacrifica por nós. O pastor não chega dizendo logo o que deve ser feito. É aquele que primeiro conhece as ovelhas, suas histórias, sonhos, pensamentos, vida e a partir daí vai confrontando os sonhos e desejos com os sonhos de desejos de Deus, para ver se estamos no mundo certo, se é preciso mudar de caminho. o importante é entrar”, disse.

O padre Antônio, que foi ordenado 12 de dezembro de 2003, está prestes a celebrar quinze anos de sacerdócio. Como presbitero passou pelas paróquias de Aurora (Senhor Menino Deus), Mauriti (Imaculada Conceição) e Nova Olinda (São Sebastião). A paróquia São José será a quarta que ele administrará.

“Estamos aqui para dizer o sim de cada dia. A paróquia São José é uma paróquia grande, histórica, importante dentro do contexto da diocese de Crato, então isso cobra sempre uma maior responsabilidade, mas confiamos em Deus, em São José e no povo bom daqui. ´Para os fiéis de Nova Olinda, o meu muito obrigado por tudo. Esse é um tempo de pedir perdão pelos erros, pelas limitações, mas sobretudo agradecer a Deus que nos deu a oportunidade de conhecer um povo bom, amigo, simples, uma paróquia com muitos desafios, mas com um povo muito acolhedor. Ao povo de Missão Velha o nosso ‘estamos aqui’, o abraço de quem chega, as expectativas que se renovam, mas, sobretudo, o desejo de que possamos caminhar juntos, como Igreja, nessa vivencia da fé e do seguimento de Jesus Cristo”, disse o novo pároco.

Ao final da celebração os padres Ivo e Paulo Sérgio, que era vigário da paróquia São José e foi transferido para Mangabeira, fizeram uso da palavra para se despedirem dos paroquianos. Padre Antônio, muito emocionado, também agradeceu a presença de todos e acolhida dos missaovelhenses. Os sacerdotes foram homenageados por representantes das comunidades.

Epifania

A missa de posse do padre Antônio aconteceu no domingo em que a Igreja celebra a epifania do Senhor, por isso, durante a homilia, dom Gilberto falou sobre a atualização dessa manifestação de Jesus na vida de cada fiel.

“Hoje Jesus se manifesta a todas as nações, representadas pelos magos. A luz veio iluminar as trevas, veio nos trazer o verdadeiro sentido da vida. Devemos refletir não palavras, mas atitudes. O mundo está cheio de palavras, mas precisando de atitudes, exemplos. Jesus nasce na periferia, no meio dos pobres. Nos palácios não há lugar para a luz, para a verdade. Jesus é a verdade e nos traz a verdade, por isso conhecer a verdade é conhecer a vida que se compromete com mais vidas.  O evangelho (Mt 2,1-12) nos diz que os magos não ficam em Jerusalém. Jerusalém é sinal de morte. A luz nos renova, transforma, por isso os magos vão para Belém”, disse.

Dom Gilberto convidou os fiéis à refletirem sobre três atitudes dos reis magos: eles entraram onde Maria e José estavam com o menino Jesus, depois adoraram o Senhor e por fim ofereceram ouro, incenso e mirra.

“Primeiro eles entraram aonde Maria, José e o menino Jesus estavam. Entraram na realidade da vida. O encontro acontece quando somos capazes de calar. A segunda atitude foi de adoração. Eles se ajoelharam diante do Senhor. Ajoelhar-se é reconhecer nossa pequenez diante do mistério de Deus. Num simples gesto eles se ajoelharam. Na terceira atitude eles tiram da sua vida o que mais têm e oferecem à criança. Dão aquilo que eles levavam: ouro, incenso e mirra. Oferecem ao Senhor. Hoje não oferecemos isso, mas o próprio Jesus, o cordeiro imolado, para que encontremos a salvação. Hoje devemos oferecer nossa vida para que o Senhor possa motivá-la e seja a razão de ser de nossa existência. Esse encontro, com essas atitudes, foi tão profundo na vida dos pastores que mostram que, quando nos encontramos com o Senhor, nossa vida toma outra direção. Quando nos encontramos com o Senhor tomamos outro caminho”, falou.

Dom Gilberto com os padres e diáconos. (Foto: Priscila Araújo)

O bispo concluiu pedindo para que, a partir do ministério celebrado neste dia com a manifestação de Deus, os fiéis se distanciem do caminho da escuridão, da morte, da violência e da mentira, para, a partir do encontro com o Senhor, alcançarem o caminho da verdade, solidariedade, oferta generosa e da entrega de vida para realização do reino.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!