Procissão de entrada. (Foto: Patrícia Silva)

Missa na Sé Catedral abre Mês das Vocações na Diocese de Crato

Agosto é o mês em que a Igreja, no Brasil, celebra as vocações. Por isso a missa deste domingo, dia 4, presidida por Dom Gilberto Pastana na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha abriu, na Diocese de Crato, o calendário de celebrações que deve contemplar os ministérios ordenados e as vidas matrimonial, consagrada e laical.

O intuito é que, a cada semana, haja uma conscientização da responsabilidade que as comunidades compartilham no processo vocacional cooperando, em especial, com a cultura vocacional em meio a juventude. “A Igreja dedica este mês a oração, reflexão e ação, nas comunidades, sobre o tema das vocações. Por isso é importante nos envolvermos nas reflexões que devem acontecer nas paróquias, tendo em vista a primeira vocação a qual somos chamados, que começa com o sacramento do batismo: a santidade”, orientou dom Gilberto.

A celebração, que contou com a presença de membros da comunidade paroquial, vocacionados e representações das vocações especificas, também concluiu o Pré- Congresso Vocacional, iniciado na última sexta- feira. “O Pré- Congresso atingiu nossas expectativas. Graças a Deus tivemos uma boa representação das paróquias e acredito que, a partir do tema ‘Vocação e Discernimento’ tão bem trabalhado pelo assessor, o padre Paulo Henrique Almeida, da Diocese de Anápolis- GO, todos foram motivados a darmos continuidade ao nosso trabalho com as vocações”, avaliou o padre Cícero Luciano Lima, coordenador do Serviço de Animação Vocacional na CNBB Regional Nordeste 1 e na Diocese de Crato.

Ao fim da missa o bispo, padres e diáconos foram homenageados pela primeira semana, que é dedicada a eles. Com balões nas mãos os participantes do Pré- Congresso cantaram o hino tema do evento, estourando-os ao fim como um alerta que todos tem que ter ao chamado que Deus faz a cada um.

Para bem celebrar

O Mês Vocacional foi instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em 1981, durante sua 19ª Assembleia Geral. A partir de então todas as dioceses do país celebram, em agosto, as vocações, sendo na primeira semana a vocação aos ministérios ordenados, na segunda a vocação matrimonial, na terceira a vida religiosa, e na quarta a vocação leiga.

“Toda vocação é um chamado de Deus. Agosto é o mês de olharmos para nossas vocações e, ao mesmo tempo em que rezamos, fazermos aquele pedido que Jesus faz na sua palavra de continuar rezando para que nunca falte trabalhadores para a messe”, disse o padre Cícero Luciano.

Nas Paróquias e Comunidades, o Mês Vocacional pode ser celebrado através de um subsidio produzido pelo CNBB Regional NE 1, que deve facilitar as reflexões. Se no local onde você reside ainda não tiver este subsidio e você deseja adquiri-lo é só entrar em contato com o Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Crato, através do contato (88) 2131-3967.

Dia do Padre

Neste primeiro domingo de agosto (04) a Igreja celebra o dia do padre que se deve ao fato de, nesta data, ser comemorado o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos sacerdotes.

Durante a celebração na Catedral, este tema também foi destaque na homilia do bispo diocesano que falou sobre a finalidade da missão dos sacerdotes. “Padre não é aquele que está a serviço de si mesmo. Padre é aquele que é ordenado, pela Igreja, para as coisas de Deus. Padre é aquele que é responsável para conduzir o povo de Deus no caminho da vida, no caminho do reino para que não nos apeguemos aos bens perecíveis, aos bens que não nos humanizam, mas nos apeguemos aos valores espirituais, as coisas do alto, que experimentemos já na terra a solidariedade na comunidade, na convivência com os irmãos, alimentando-nos sempre com o corpo do Senhor. Padre é aquele que nos oferece a palavra que liberta e o alimento que sustenta na vida nova, na vida pelo reino”, disse.

Ao fim da reflexão dom Gilberto pediu que os fiéis rezassem pelos padres e, nas famílias, motivassem os jovens a se despertarem para a possibilidade de consagrarem-se definitivamente a serviço do Senhor.

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE