Missa da noite de Natal: Olhar a Manjedoura e ressignificar a vida

A Igreja Mãe da Diocese de Crato, a Catedral Nossa Senhora da Penha, unida às igrejas do mundo inteiro, recordou nesta segunda-feira, dia 24 de dezembro, a noite santa em que Deus enviara o Seu Filho Unigênito, nascido da Virgem Maria, para remir a terra decaída e sem esperanças.

Sob o canto do Ministério de Música da Comunidade Shalom, a Missa na Solenidade do Natal do Senhor foi rezada às 22 horas, sobre a presidência do bispo, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo vigário-geral da diocese e cura da Sé Catedral, Padre José Vicente, e o Padre Aluísio Ricardo da Comunidade Canção Nova.

A comunidade reunida, em espírito fraterno, ouviu atenta à homilia do pastor diocesano, inspirada no texto evangélico narrado por São Lucas.

Olhar a manjedoura e perceber a grandeza do amor que se encarna na vida do povo. Esse foi o ponto central a reflexão. Segundo o bispo, a noite de Natal é um convite para a olhar a criança recém-chegada, mas já rejeitada no mundo dos homens. Ao irmos ao presépio – disse ele – contemplemos Jesus-Amor. “Ele veio para nos salvar. Esse amor nasce hoje, um convite a praticar e a viver esse Amor na Cruz e na Ressurreição. Contemplemos esse Amor, que é misericórdia, entregar e doação. Olhemos para Jesus na Manjedoura e ofereçamos o nosso coração para hospeda-lo, para acolhê-lo. À medida em que o fazemos, nós vamos contemplando a nossa vida e ocupando os espaços para impedir que cresça, em nós, a mania de grandeza, de riqueza, de superioridade”, refletiu.

Ao fim da Santa Missa, em cortejo, a imagem do Menino Jesus foi conduzida pelo bispo e depositada no presépio, exposto ao lado da Capela do Santíssimo. A simbologia remete à passagem do Livro da Sabedoria: “Quando um tranquilo silêncio envolvia todas coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, a tua Palavra onipotente, vinda do alto do céu, precipitou-se, como um guerreiro impiedoso, no meio de uma terra condenada ao extermínio” (Cf Sb 18, 14-15);

Acesse a galeria para ver mais fotos: http://diocesedecrato.org/missa-da-noite-de-natal-se-catedral-de-crato-2018/

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação