Missa abre Retiro de Espiritualidade no Seminário Propedêutico

No início da noite desta segunda- feira, dia 4 de fevereiro, dom Gilberto Pastana presidiu a missa de abertura do Retiro Espiritual dos nove seminaristas que ingressaram no Seminário Propedêutico, em Crato. Concelebraram os padres Cícero Luciano Lima, reitor do seminário, e Edilson Rodrigues, da diocese de Salgueiro, pregador do Retiro.

Na homilia o bispo expressou a alegria em acolher os novos seminaristas. “Hoje é um dia importante para vocês e para nós que formamos a igreja do Crato. Dia em que acolhemos vocês que fizeram, ano passado, uma caminhada de discernimento vocacional. Sejam bem- vindos a esse inicio de experiência comunitária vocacional para distinguir, com mais segurança, a vocação”, disse.

Dom Gilberto também enfatizou a necessidade dos seminaristas deixarem se moldarem pela vontade de Deus. “A medida em que nos propomos fazer uma caminhada comunitária, é importante que estejamos abertos para distinguirmos o que é Deus e o que não é. Essa experiência do propedêutico primeiro deve nos levar a consciência de que não somos perfeitos, todos temos limitações, nos deixamos conduzir por espíritos que não são de Deus. Todos somos tentados. Estamos aqui para ser ajudado a trabalhar as imperfeições. O Senhor vai nos formando. Tem que ser um ano de crescimento espiritual. Sejam muito bem- vindos e façam esse caminho com o maior discernimento, conformando a sua vida a vida de Jesus”, falou.

O retiro, que tem como tema “Eu darei a minha vida”, segue até a tarde da próxima quarta- feira, dia 6 de fevereiro. Ele conta com a presença dos seminaristas que ingressaram em 2019, advindos das paróquias de São Francisco de Assis e Sagrado Coração de Jesus (Brejo Santo), Santo Antônio (Jardim), Imaculada Conceição (Mauriti), Senhor Menino Deus (Aurora), São Francisco das Chagas e Nossa Senhora das Dores (Juazeiro do Norte).

Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815/CE